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Como criar autoridade nas redes sociais e ter mais engajamento?

15/02/22
Estrela

Existe uma “métrica secreta” nas redes sociais que nenhum algoritmo consegue analisar, mas que faz toda a diferença em todo resto: a autoridade.

Do que estamos falando aqui? Bem, se você é a pessoa que seu público lembra de cara quando perguntam quem entende de um assunto, então você é autoridade naquele assunto.

Quando seu público confia em suas opiniões e dicas a respeito de algo porque acreditam que você entende do que está falando, isso quer dizer que você tem autoridade.

A parte boa: autoridade significa mais tudo. Mais seguidores, mais engajamento, mais alcance, mais visualizações, mais contatos de marcas relevantes querendo trabalhar com você.

A parte ruim: construir autoridade é um processo lento e complexo que envolve esforço, muita qualidade no conteúdo e constância nas postagens.

Vamos tentar entender juntos: o que gera autoridade?

Seta

1. Seu público é protagonista: invista nele e adapte sua linguagem

Ser autoridade no que e para quem? Essas são as duas perguntas que precisam começar qualquer processo de construção de autoridade.

É muito importante construir uma pesquisa para saber o que seu público valoriza e qual o conteúdo que ele deseja receber. Como cada meio tem sua própria cultura, com suas próprias figuras de autoridade, você precisa mergulhar e entender todo esse universo para saber o melhor jeito de se posicionar e de contribuir.

Quando você souber qual o público e o que ele deseja saber, fica faltando só adaptar sua linguagem: fale com as palavras certas, nas conversas certas, interagindo com pessoas desse universo com naturalidade. Com o tempo, você vai ser parte do grupo e saber todos os termos e demandas de forma natural.

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2. Consistência e constância

Quando falamos de autoridade, o importante é se tornar familiar e ter uma comunicação que faça sentido: então a história aqui é sobre ter uma estratégia muito bem pensada no começo e insistir nela por um longo período de tempo para que ela se consolide.

Se você deseja construir autoridade, não adianta ficar mudando tudo o tempo todo. Construa um padrão, insista nos temas que deseja ter como foco e seja paciente no começo, até os resultados começarem a aparecer.

Aliás, não só paciente: persistente. Não só consistente, você vai precisar ser constante para construir autoridade.

Seu conteúdo precisa aparecer com frequência suficiente para que seu público nunca se esqueça de você e associe cada vez mais o assunto à sua pessoa. Ser constante inclusive ajuda a expressar a consistência, já que é a partir de um grande volume de conteúdo que as pessoas poderão entender seus padrões de postagens.

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3. Não fique preso a um lugar só - mas prenda por todos os lugares

Para criar autoridade, você não precisa se limitar a estar em um só lugar. Na verdade, o melhor que se pode fazer é criar o que chamamos de um “universo circular de conteúdo”: uma estratégia em que sempre existe outro lugar com coisas diferentes sobre o mesmo tema para seu público visitar.

Quer um exemplo? Imagine que você faz stories no Instagram dando dicas curtas sobre o assunto em que deseja ser autoridade. Mas como o conteúdo dos stories precisa ser rápido e superficial, você pode sugerir para seu público a leitura de um texto um pouco mais extenso a respeito e que está no seu blog.

No seu blog, você pode recomendar a assinatura da sua newsletter, que vai compartilhar ainda mais conteúdo relacionado frequentemente. Na sua newsletter, por sua vez, você pode colocar mais uma indicação: para quem quiser se aprofundar mais ainda, você fez um podcast explicando mais do assunto!

No seu podcast, por fim, você pode anunciar que tem um ebook completo com tudo seu na Amazon, ou numa Landing Page própria.

Com toda essa jornada, você garante que seu público está sempre te acompanhando e tendo opções diferentes para consumir seu conteúdo. Do menor grau de tempo (fotos e stories no Instagram) até o maior grau de tempo e dedicação (ler um livro), você consegue criar várias fases e espaços para cada um dos seus públicos.

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4. Eba, virei uma autoridade! E agora?

Se você já está consolidado como autoridade, talvez possa se preocupar um pouco menos com a constância: sua presença no imaginário das pessoas já é suficiente para que não precisem ficar sendo lembradas de você diariamente.

Isso não quer dizer sumir, longe disso: mas como autoridade, você não necessariamente precisa seguir postando com a mesma intensidade que postava até então.

Já no quesito constância, nada muda, exceto que o risco de errar vai se agravando conforme a confiança e autoridade que se constroem com o público. Uma coisa é errar no comecinho da jornada, antes de ser visto como autoridade e com uma oportunidade de se retratar para poucas pessoas. Outra bem diferente é se retratar depois que já se construiu renome e uma carreira.

A constância é o principal impulsionador e motivador do seu “status” enquanto autoridade daqui para frente. E embora seja um pouco difícil manter essa posição, com certeza ela é muito mais confortável do que a jornada de esforços que te levaram até lá. Afinal, construir autoridade pode ser um processo difícil, lento e complexo, mas é também muitíssimo recompensador.

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5. Autoridade engaja?

A resposta curta: sim! Quem é autoridade possui um público interessado maior, pessoas que realmente possuem algum foco naquele tema específico e com certeza ficarão mais animadas a interagir e contribuir com certa frequência. um público altamente engajado costuma ser também um público de figuras com bastante autoridade.

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