2. Descubra seu público e seu produto (e se esses dois fazem sentido juntos)
A primeira regra para ser visto, por mais bobo que possa parecer, é produzir algo que os outros querem ver. Para isso, você precisa entender exatamente o que é que você está querendo vender e qual é o melhor público alvo para isso.
Não faria sentido, por exemplo, tentar vender uma plataforma de produtividade no trabalho para um público de crianças, adolescentes e aposentados. Provavelmente as pessoas interessadas em um produto desse tipo seriam aquelas que trabalham.
Se você começar a partir de um produto fixo (e por “produto” aqui, podemos estar falando até do próprio conteúdo que você vai produzir), vai precisar encontrar o tipo de pessoa que está interessado nele.
Dá para ir em outra ordem, também, começando por um público que se deseja impactar e descobrindo na sequência do que é que essas pessoas precisam. Se você já sabe que quer se comunicar com gamers, por exemplo, faz mais sentido descobrir o que é que os gamers precisam para só daí começar a montar sua estratégia de produção de conteúdo.
Mas, em qualquer um dos caminhos, uma coisa não muda: é fundamental conhecer e entender o público com quem você está tentando falar. E esse conhecimento influencia todas as dicas seguintes.