#mitou

desafios dos haters e cancelamentos

Como não ser cancelado na era da cultura do cancelamento?

15/02/22
Estrela

Um terror para qualquer famoso, principalmente o influencer: ser cancelado. Além do estresse emocional envolvido, um cancelamento traz prejuízos também para a carreira e até consequências econômicas, como perder eventos ou patrocínios.

Um cancelamento é um azar e teoricamente pode acontecer com qualquer um, por qualquer coisinha, e também em qualquer momento da carreira (tanto faz se você está começando, ou se já é muito famoso).

Mas, na verdade, existem sim algumas precauções que dá para se tomar para, pelo menos, tentar evitar ter problemas.

Hoje, vamos falar sobre as melhores maneiras de não ser cancelado e fugir da temida cultura do cancelamento.

Seta

1. Não faça parte da “cultura canceladora”

“Não faça com os outros o que não deseja que façam contigo”, diz o ditado popular. E isso faz todo sentido quando pensamos em cancelamento: um bom primeiro passo para não ser cancelado é… Não cancelar! E não é só por karma: quando você cancela e passa a se envolver com essa cultura do cancelamento, você acaba se rodeando de outras pessoas que também reproduzem tudo isso.

Essas pessoas, acostumadas a cancelar rotineiramente, podem estar do seu lado hoje para cancelar outra pessoa, mas não vão ter problema nenhum em se reunir para te cancelar amanhã, se acontecer alguma coisa. Evite fazer parte desse mundo e de incentivar esse tipo de comportamento – se a cultura do cancelamento se fortalecer e se você estiver muito perto dela, amanhã pode ser sua vez.

Seta

2. Simpatia, abertura para aprender e foco no que é positivo

Uma das principais causas para cancelamentos é alguma insensibilidade ou ignorância para alguma luta política importante para algum grupo. Às vezes, algo que você fez acreditando que era inofensivo pode acabar sendo muito ofensivo para outras pessoas. No geral, qualquer comentário que possa ser lido como preconceituoso, insensível ou polêmico pode ser uma fagulha que acabe gerando um problema de cancelamento.

Como lidar com isso? A primeira dica é: aprenda o máximo sobre todos os assuntos, para evitar ser vítima da própria ignorância. Tente se inteirar de quais são os assuntos e temas mais importantes para seu público – vale até pedir indicações de vídeos ou leituras que eles acham legais para aprender algo que acreditam ser importante.

Manter essa relação amigável com os seguidores, aliás, também ajuda: quanto mais eles se virem como seus parceiros e amigos, menos propensos ficarão a antagonizar você. Se um seguidor se sente próximo, é mais provável até que ele te dê um toque rápido para algo, antes de pensar em te cancelar.

Mas vale ainda uma curadoria: nem todo retorno precisa ser levado em conta, principalmente aquele que partir dos haters. Evite dar atenção para quem só te critica sempre e busque dar destaque e espaço para quem tem críticas construtivas e também sabe ver seu lado positivo.

Seta

3. Errar é normal, pedir desculpas também

Mesmo se você tentar ao máximo ser a pessoa mais perfeita do mundo, mesmo se você ficar na paranoia de estudar tudo sobre tudo para evitar problemas, ainda assim pode acabar tendo que lidar com um cancelamento. Todo mundo pode errar em algum momento e a cultura do cancelamento não perdoa ninguém.

Quando acontecer, entenda que é normal: você é um ser humano e todos nós podemos pisar na bola às vezes. Não se desespere e lide com a situação de um jeito maduro e profissional.

O primeiro passo é pedir desculpas. Entenda o que fez de errado, converse com pessoas que podem te ajudar a compreender melhor o motivo do cancelamento e faça um pedido público de desculpas.

Mas já se desculpou? Então pronto. Não insista no assunto, não fique voltando ao tema e não entre na espiral de culpa que vão lançar contra você.

É hora de seguir em frente e só lembrar do que aconteceu para evitar cometer o mesmo erro outra vez.

Seta

4. Fique de olho em provocações, mas sem cair na paranóia

Você deve conhecer uma pessoa assim: aquela que fica o tempo todo à espreita, tentando encontrar um jeito de cutucar suas feridas e fazendo questão de incomodar e provocar sempre que pode.

Como lidar com isso? Ignorando, evitando dar atenção e bloqueando a pessoa, se possível.

Às vezes, essas provocações são até mais sutis – podem ser comentários que foram feitos só para te deixar para baixo, mas que se “disfarçam” de um comentário comum, de uma crítica construtiva por exemplo. Então observe sempre o comportamento das pessoas com quem for interagir e fique de olho naquelas que te fazem mal.

Mas isso não quer dizer também se render à paranoia. O cancelamento pode vir de qualquer lugar e a qualquer momento, a cultura do cancelamento é um problema social muito abrangente – não adianta tentar resolver tudo isso com as próprias mãos, ou acreditar que sendo detetive vai conseguir impedir completamente um possível cancelamento de acontecer.

Não adianta ficar se policiando o tempo todo para cada ato, tudo que for postar, dizer, pensar, cada pessoa com quem for interagir – é melhor e até mais saudável para sua saúde mental viver a vida mais naturalmente, com abertura para aprender e para errar. Às vezes, o medo do cancelamento pode ser pior até do que o cancelamento em si.

Photo of stylish trendy cheerful curly wavy model gorgeous sweet charming girlfriend thumbing up symbol smiling toothily approving something wear t-shirt isolated yellow bright color background

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#mitou

veja mais

#você viu?

  • #mitou

    Aprenda com quem chegou lá! Quais os conselhos dos influenciadores digitais de sucesso

    Mulher se alongamento na frente do computador
  • #mitou

    Como não ser cancelado na era da cultura do cancelamento?

    Mulher branca gravando vídeo com microfone
  • #mitou

    Como se manter no topo?

    mulher loira com celular e ícones de redes sociais
  • #mitou

    Burnout: precisamos falar sobre saúde mental

    Mulher negra gravando com o celular
  • #mitou

    O que fazer para manter a saúde mental sendo influencer digital?

    Mulher sentada na sala de casa com pesos de academia nas mãos
  • #mitou

    Haters nas redes sociais: quem são e as maneiras de lidar com eles

    Lidar com haters nas redes sociais