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Como fazer parcerias no Instagram e produtizar minha imagem?

15/02/22
Estrela

Trabalhar como influenciador na Internet é ter a própria imagem como marca e principal produto. A maneira como seu público te vê acaba definindo sua reputação e o interesse de marcas em se associar com você.

Por isso, é fundamental para um influenciador saber como trabalhar sua imagem, criando estratégias que tentem direcionar a percepção do público. Mas fazer isso é mais complicado do que parece.

Por isso, hoje vamos falar sobre o personal branding, ramo de marketing que ajuda a criar um planejamento para a construção da sua imagem enquanto produto no Instagram.

Seta

1. Autoconhecimento, antes de mais nada

Por mais óbvio que possa parecer, vale enfatizar: sua imagem é construída a partir de quem você é. Sem saber exatamente quem é, um influenciador terá dificuldades para se posicionar e entender como sua imagem é percebida por terceiros.

Por isso, o autoconhecimento é uma etapa fundamental do processo de construção de sua imagem. Qual é seu estilo? Quais suas limitações? Como você se percebe e como os outros te percebem? Qual a diferença entre como você é visto, como você gostaria de ser visto e como você sente que é de verdade?

Essas são algumas perguntas sobre as quais é importante se refletir. Conhecer-se mais profundamente é parte importante do processo para construir uma marca pessoal que funcione, tanto para você quanto para os outros.

Aliás, falando nos outros: tão importante quanto se conhecer é tentar entender ao máximo o público com quem se trabalha. Um influenciador precisa se questionar constantemente coisas como: como meu público me percebe? Como posso melhorar minha imagem com o meu público? Por que meu público me segue, antes de mais nada? O que eles esperam de mim?

Esse tipo de questão vai ajudar a entender que a imagem que se tem de si nem sempre é aquela que os outros terão ao te olhar. Essa percepção ajuda muito a distanciar o “eu” da imagem enquanto profissional, processo importante para tratar a imagem de forma mais profissional.

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2. Construindo uma imagem coerente

Construir uma imagem é estabelecer um posicionamento coerente: o que se pretende reforçar sempre que possível, estabelecendo sua identidade e seu conjunto de valores?

Cada conteúdo compartilhado, seja post, stories ou reels, precisa ser coerente de alguma maneira com a mensagem principal da sua marca pessoal; nesse sentido, existe um planejamento envolvido em cada ação que envolva sua imagem, seu conteúdo e seu perfil.

Afinal, tudo que você postar vai contribuir ou não para a construção da sua imagem. Seu posicionamento só vai se sustentar se existirem ações e um acervo de exemplos a partir do seu conteúdo que reforcem esta imagem.

Com o tempo, essa consistência vai começar a ser recompensada: seu público vai naturalmente percebê-la como seu normal e associar sua marca com aquele tipo de conteúdo que aprenderam a esperar de você.

Aliás, para construir essa imagem consistente, você não precisa trabalhar só no presente. Se seu conteúdo está mudando, você pode sempre se dissociar do que fez no passado.

Nenhum influenciador, por exemplo, tem a “obrigação” de manter conteúdos antigos online, quando estes já não estão de acordo com sua imagem atual. Tudo aquilo que você foi, tudo que não te representa mais, é um histórico que sempre vai existir, mas que não precisa ser apresentado de cara se não contribui para a imagem de quem você é agora.

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3. No tempo certo, nos lugares certos e com as pessoas certas

Se você quer construir uma imagem coerente no Instagram, antes de tudo é preciso ter calma. Este é um processo sutil que demora a dar resultados e que precisa ser pensado de acordo com uma estratégia a longo prazo.

Seu tipo de conteúdo, seu posicionamento, seus valores, suas interações com outras pessoas, marcas, influenciadores e seu público… Se sua maneira de lidar com tudo isso fizer sentido, de pouco em pouco, cada ação vai contribuir para a construção de sua imagem.

Por fim, construir sua imagem também significa falar sobre onde você será visto – e acompanhado por quem.

Sua estratégia digital não precisa focar em todos os lugares online. E mesmo se você estiver focado exclusivamente no Instagram, dá para segmentar mais ainda, dando prioridade para alguns nichos e assuntos dentro da plataforma.

E, finalmente, as parcerias: no processo de construção de sua imagem, a associação com outro influencer com uma imagem mais consolidada pode ajudar muito.

Procure fazer parcerias que façam sentido com a imagem que está tentando construir. Não adianta nada, por exemplo, se você quer construir uma imagem mais séria, fazer várias parcerias com influenciadores mais divertidos e humorísticos.

Tudo é uma questão de coerência e de saber como construir vínculos que posicionem sua marca pessoa da maneira certa.

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