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construindo sua monetização recorrente

Você precisa disso para monetizar suas redes sociais de forma recorrente

15/02/22
Estrela

Para quem está profissionalizando sua presença digital enquanto influenciador, pode ser difícil encontrar o caminho correto para tornar tudo rentável: depois de definir seu tipo de conteúdo, conquistar um público e alcançar até mesmo seus primeiros publiposts, como continuar para tornar o dinheirinho ocasional numa fonte de renda recorrente?

Muitos influencers ficam travados nessa etapa: não conseguem atravessar a barreira que separa seu conteúdo de um hobbie, algo que traz alguns retornos volta e meia, de um conteúdo que de fato se transforma numa carreira que traz resultados financeiros rotineiramente.

Por isso, hoje vamos falar sobre tudo que você precisa saber para que ganhar dinheiro deixe de ser a exceção e se torne a regra.

Confira nossas dicas para monetizar seu conteúdo de forma recorrente.

 

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1. Seu conteúdo precisa de uma estratégia

Se você quer parar de ganhar só de vez em quando, também precisa parar de postar só de vez em quando.

A fórmula é simples: conteúdo recorrente é igual a ganhos recorrentes.

O problema aí passa a ser: como arranjar o que postar toda hora?

E daí vem o mais importante de tudo: construir uma estratégia organizada e completa de conteúdo, levando em conta intervalos mais longos de tempo – algo como um planejamento semestral, ou até anual.

E não é sobre periodicidade: esse planejamento já precisa contar uma história.

Quais assuntos são mais interessantes de se abordar no começo, no meio e no fim desse longo planejamento, por exemplo? Quais são as ideias mais importantes de deixar sempre em destaque para criar consistência?

Por fim, vale já integrar oportunidades para marcas nesse planejamento. Com organização, fica muito mais fácil e profissional explicar para marcas exatamente como pode ajudá-las.

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2. Seus seguidores são um investimento

Ter muitos investidores parece muito legal, não é? Mas por mais que um número alto de seguidores impressione, para marcas a qualidade do seu público pode significar muito mais do que a quantidade.

Por isso, é importante construir e apresentar mais do que só números brutos: sua base de público precisa ser formada por gente altamente engajada, que interaja com seus conteúdos e contribua para as conversas.

E se esse público for qualificado, ou seja, se possuir domínio no assunto que seu conteúdo costuma abordar, é melhor ainda.

Para marcas, esse tipo de informação faz toda a diferença: se a ideia de uma campanha é se comunicar com pessoas interessadas em determinado tema, por exemplo, faz muito mais sentido para a empresa saber se seu público têm ou não este interesse do que saber se seu público é formado por mil ou dez mil pessoas.

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3. Quanto mais métricas, melhor

Quanto mais completo for o estudo que você puder apresentar para empresas explicando quem é seu público e qual é seu conteúdo, melhor.

É um sinal de amadorismo entrar em contato com marcas levando apenas dados simples, como número de seguidores ou curtidas. Um influencer profissional precisa apresentar no mínimo também seus dados de tráfego (quantas pessoas veem tudo que publica) e engajamento (quanto do público de fato interage e se envolve com seu conteúdo).

Este tipo de informação é fundamental para construir um argumento convincente para marcas sobre por que deveriam investir em você como influencer.

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4. Nada disso faz sentido sem um propósito

Por que ser um influencer? Por que escolher esse caminho profissional, esse esforço constante e muitas vezes incerto, ao invés de qualquer outra coisa?

Nada disso faz sentido se você não enxergar e souber expressar o propósito por trás do que faz.

Sem propósito, vai ser difícil passar por todas essas etapas. As estratégias vão parecer desconexas, encontrar argumentos para se apresentar vai parecer complicadíssimo, construir conteúdo com qualidade e frequência vai parecer impossível.

Mas com propósito, por mais que todas estas etapas ainda sejam desafiadoras, existe pelo menos um elemento de sentido que liga tudo num plano maior. As coisas simplesmente clicam e fica mais fácil sentir qual é o caminho certo.

Marcas e seu público também são pessoas. O trabalho de um influenciador é, mais do que qualquer outra coisa, saber se conectar com pessoas, apresentando algo em que acredita e fazendo com que os outros acreditem também.

Portanto, se o que você faz é bom o suficiente para conquistar pessoas, muito provavelmente conseguirá também conquistar marcas.

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E aí, curtiu?

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