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Aprenda como ganhar dinheiro no TikTok

18/04/22
Estrela

Apesar de estar atraindo cada vez mais atenção do público, de marcas e de influenciadores, ainda existem muitas dúvidas sobre como o TikTok funciona. O modelo da rede social é novo e um pouco diferente de todos os seus principais concorrentes, o que pode causar um certo estranhamento em primeiro momento.

Ainda assim, vale a pena investir um tempinho para aprender como trabalhar no TikTok: a popularidade crescente do app se traduz em ótimas oportunidades para monetizar sua presença na Internet.

É por isso que hoje decidimos responder uma questão que intriga muita gente: afinal, quais são as maneiras de ganhar dinheiro no TikTok?

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1. Parceria com marcas e marketing de afiliados

Aqui, não tem muito segredo: muitas marcas aproveitam influenciadores famosos no TikTok para divulgar campanhas e produtos de maneira muito semelhante ao que já é feito em outras redes sociais, como o Instagram.

No caso do TIkTok, é comum a prática chamada de marketing de afiliados, que basicamente significa adicionar um link para uma loja de alguma parceira à sua bio e ganhar por conversão feita (normalmente vendas) de acordo com o que foi combinado com a marca.

Mas a modalidade mais comum de uma divulgação direta para seguidores também existe e é comum: desde review de brindes e unboxing de presentes até um vídeo mais roteirizado contando sobre algum lançamento.

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2. Missões

É aqui     que passamos a encontrar modalidades de monetização que são únicas do TikTok. Na rede social, você pode cumprir diversas missões que rendem “rubis”, a moeda virtual da plataforma que pode depois ser convertida em dinheiro real.

Cada dez mil rubis equivalem a um real. Pode parecer muito, mas é comum ganhar rubis em grandes quantidades em missões simples, como assistir determinados vídeos, ou publicar diariamente. Até as boas práticas da rede social, como ser ativio e conquistar novos seguidores, podem ser apresentadas como missões que vão ajudar sua carreira e ainda ter a motivação extra dos rubis para te ajudar.

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3. Lives

Em um esquema muito semelhante ao da Twitch, o TikTok também permite que você faça lives para seus seguidores, em que pode pedi ou receber espontanemante dinheiro de algum deles, também a partir dos rubis.

Em lives, a qualquer momento seguidores podem presentear influencers com rubis para mostrar que valorizam o conteúdo postado. Você também pode propor desafios, como mencionar que ao receber um milhão de rubis irá realizar um sorteio entre seus seguidores, por exemplo, ou se comprometer a fazer lives diariamente se receber uma quantidade mínima de rubis.

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4. Criar e divulgar sua lojinha

Você não precisa se limitar a divulgar e ajudar a vender produtos terceiros, de marcas com quem for trabalhar. No TikTok, nada impede que você anuncie uma lojinha própria, criada por você para vender seu próprio merchandising, ou produtos que tenham relação com seu conteúdo e seu público.

Nesse caso, a estratégia para se divulgar e ganhar dinheiro é a mesma que se usa para ganhar dinheiro com campanhas para os outros: criar conteúdo relevante e posts que divulguem sua lojinha, vinculando sempre que possível seu produtos aos assuntos que for tratar.

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5. Público e marcas

Já deu para perceber que existem diversas maneiras de ganhar dinheiro pelo TikTok, certo? Mas todas elas envolvem conquistar seu público de alguma maneira e, no caso de trabalhar com publicidade para terceiros, conquistar também marcas parceiras.

Para tudo isso, ganhar dinheiro no TikTok depende do mesmo processo que influencers dependem em qualquer rede social em que forem trabalhar: estratégia, pesquisa de público, conteúdo relevante e constância nas postagens.

Para conquistar o público, é importante estar sempre presente, seguir as tendências e aprender o melhor jeito de se comunicar (é um processo de tentativa e erro, lendo e analisando seus resultados para saber no que vale mais a pena investir).

No caso de conquistar marcas, o processo depende não só da conquista do público, mas também da sua capacidade de se apresentar como um influencer profissional em que se pode confiar: não se envolver em polêmicas desnecessárias, não espalhar informações falsas e, no geral, evitar um “ar” amador no seu conteúdo, investindo em profissionalismo e numa estratégia clara que torne sua imgem atraente para marcas desejarem se associar a você.

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