THE BEST STORIES # 1

CLAUDINHA TÁ ON

como lidar com haters?
fazer parcerias de sucesso?
ser influencer
de longa carreira?

Estrela
CLAUDIA
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O QUE VC VAI LER

de São Gonçalo para o Brasil inteiro

De cima do trio elétrico lá em 2001, Claudia Leitte já via que o seu caminho como artista estava trilhado. Na verdade, conversando com ela parece que desde o dia 10 de julho de 1980, quando essa baiana de coração nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a certeza de que queria marcar o mundo com sua voz e a sua música estava ali.

do Orkut até os 22 milhões de seguidores no Insta

E mais do que saber construir 20 anos de carreira como cantora, Claudia conseguiu com facilidade surfar nas ondas da inovação, tanto na indústria da música, como na forma como se mantém conectada com seus fãs ou, hoje, com seus 22,9 milhões de seguidores no Instagram. Ela se mostrou íntima das redes desde o extinto MIRC – que muita gente do set de filmagem nunca nem tinha ouvido falar. Um ponto de encontro para bate-papo e troca de arquivos que conectava as pessoas antes do ICQ e o Messenger tomarem conta. Mas a cantora conta que ganhou consciência das redes sociais usando o Orkut.

“A minha página do Orkut como artista cresceu muito e foi a maior página de artista da face da terra”.

Foi por ali que Claudia começou a ter muito contato com os fãs. O diário que antes era escrito em um caderno, passou a ser compartilhado no Orkut, mas como o espaço era limitado, ela criou o Blog da Claudinha.

A GENTE COMEÇOU A TER UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA, COMECEI A CONHECER MAIS O MEU FÃ, A ME APROXIMAR MAIS, A ENTENDER QUE TINHA GENTE QUE ERA CURIOSA E QUERIA SABER O QUE EU VESTIA, O QUE EU COMIA, ONDE EU ANDAVA E O QUE EU FAZIA. E TINHA GENTE QUE ME AMAVA E QUERIA ME VER VENCER.

Imagem Carrocel

LeiTTe e TwiTTer deu match

Em um avião com seu produtor, Claudia leu em uma revista que a tendência do mercado era o Twitter, uma ferramenta nova. Depois de um tempo conhecendo o seu público, ela sabia que ali tinha também consumidores de produtos que ela podia vender. Esse foi o divisor de águas que abriu para a artista uma visão de outras frentes de trabalho além do show. Foi então que Claudinha chutou as portas das redes sociais e nos primórdios do Twitter já estava lá, direcionando seu conteúdo para os fãs. Aos poucos, os posts do blog foram dando espaço para os tweets, tanto para mandar uma mensagem fofa para os seguidores, quanto para fazer publicidade, marketing da carreira ou vender um produto. Ainda que Claudia LeiTTe e TwiTTer tenham tido seu momento, hoje quem mora no coração da cantora é o Instagram.

”Pra mim o Instagram é uma ferramenta que revolucionou a parada toda. Você posta uma mensagem que está em uma fotografia. Pode ser sucinto na legenda e dizer coisas muito importantes, é uma arma boa e poderosa”

Claúdia Leitte
O pulo do Gato

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O Pulo do Gato

Todo mundo pode ser um influencer

Na visão da cantora, o pulo do gato das redes sociais está justamente na democratização. Hoje é possível fazer o seu próprio conteúdo e conseguir êxito de uma maneira natural. Antes, era necessário um investimento grande vindo de uma gravadora ou grande empresa. Hoje em dia, se o cara fizer um upload de uma música incrível e com um vídeo incrível, pode virar um hit. Quanto mais o público se vê no seu trabalho, quanto mais se inspira nele, maiores são as chances dos números crescerem.

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QUAL O SEGREDO?

Para Claudia, o segredo é não fazer pensando no retorno, no network, no reconhecimento, é pensar no serviço que estará prestando com aquele conteúdo. Uma vez que se tenha o seu propósito claro, todo o resto se estrutura ao redor disso. No exemplo de Claudia, o foco é a música. A artista pegou toda a transição da indústria que mudou a maneira de distribuir, de comunicar.

"ACREDITO QUE POSSO INFLUENCIAR POR CONTA DA MÚSICA. CONTINUO NORTEANDO TUDO QUE FAÇO POR CONTA DA MÚSICA. PRIMEIRO, VEM MÚSICA. DEPOIS, O RESTO VAI ACONTECENDO: ESTRATÉGIAS, PROJETOS, TODOS MUITO ORGANIZADOS, COMO EM QUALQUER EMPRESA.

Como escolher a parceria certa pra você

Para gerenciar tanta coisa, Claudia tem uma equipe digital, uma equipe de marketing e uma equipe de imprensa. A equipe de digital ajuda a artista a administrar tudo, desde suas redes sociais, até o seu envolvimento com outras marcas. É preciso fazer entregas, ter o cuidado de escolher marcas que tenham uma relação com o que ela faz, assim, gera mais conexão, credibilidade e abre um leque do que se pode fazer e se pode construir, não só a curto prazo.

publicidade, mas com verdade

Claudia conta que usou todos os produtos das marcas com as quais se relacionou ao longo dos seus 20 anos de carreira. De coloração de cabelo a chocolate. As pessoas até duvidavam que em sua dieta para manter aquele corpo sarado tinha espaço para o docinho.

Texto: Clarissa Sayumi / Fotos: Pedro Pini

“Vou fazer 20 anos de carreira no ano que vem e sempre me associei a marcas em que acreditei, representei produtos que uso de fato, não acredito em propaganda que é feita sem verdade”.

"UM ESCRITÓRIO INTEIRO, UMA MENTE BRILHANTE QUE NÃO TRABALHA ALI EM FUNÇÃO DA MINHA CARREIRA, PARA QUE SEJA COMO SEMPRE DESEJEI, MAS DE FORMA OBJETIVA." 🙏 🙏 🙏

Claudia Leitte mandando beijo

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