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Aprenda a construir uma imagem profissional nas redes sociais

15/02/22
Estrela

Um influenciador trabalha com muita coisa. Métricas, organização de postagens, estudos sobre seus públicos, edição de vídeos e imagens…

Mas não se engane: acima de qualquer outra coisa e de todas as questões técnicas, métricas e estratégicas, o trabalho de um influenciador é sobre sua imagem.

A imagem de um influenciador é seu principal instrumento de trabalho. Sem existir uma boa imagem, nada mais vai dar certo: de um lado, o público não terá interesse no conteúdo, por melhor que ele seja; de outro, as marcas não correrão o risco de se associar.

No caso de influenciadores, a imagem é afetada pelo quanto se consegue ou não demonstrar profissionalismo. Com tanta gente “brincando” de influencer, é um diferencial importante mostrar que se leva a sério o que faz.

Mas fica ainda a pergunta: como fazer isso? Como construir uma imagem profissional nas redes sociais?

Temos algumas dicas que podem ajudar.

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1. A primeira impressão é a que conta, até não contar mais

Sim, o ditado está certo. Deixar uma boa impressão em seu público é o primeiro pré-requisito para construir uma boa imagem.

Isso quer dizer ter uma timeline organizada, com os conteúdos apresentados de maneira simples e bonita. Quer dizer também ter uma boa foto de perfil e uma boa descrição na bio.

Mas só isso não adianta. Apesar da primeira impressão ser “a que conta”, uma boa imagem pode ser prejudicada por um erro em qualquer momento da jornada com o público.

Preservar sua imagem digital quer dizer, portanto, dar atenção também para as expectativas do público que já construiu um relacionamento com você.

São essas pessoas que ficarão de olho nos seus atos, tanto para cobrar coerência quanto para te apresentar a novas pessoas.

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2. O tipo de imagem que marcas estão buscando

Para empresas, o investimento de se associar a um influencer é sempre muito arriscado.

Um influenciador que hoje possui uma ótima imagem pode fazer uma besteira amanhã que prejudique tremendamente sua imagem, causando danos também à reputação das marcas com que até então estava associado.

Por isso, as marcas são extremamente cautelosas na hora de escolher com quem vão trabalhar. Essa curadoria é como um “controle de qualidade” rigoroso que filtra os perfis mais arriscados, como os que parecem amadores demais, ou polêmicos, ou com maior risco de falar besteira.

Se você não quer ser deixado de fora, é importante expressar profissionalismo, seriedade no que faz, consistência na qualidade do seu conteúdo  e coerência nos seus posicionamentos.

Esses são os atributos que ajudam as marcas a se sentirem seguras na hora de escolher ou não investir em você.

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3. Como profissionalizar sua imagem?

Fica a questão: o que diferencia a imagem de um influenciador percebido como amador daquele tido como profissional? Afinal, passar profissionalismo é fundamental para construir uma imagem de sucesso nas redes sociais.

Bem, tudo começa com a qualidade do seu conteúdo. É através do seu conteúdo, afinal, que você vai se expressar e ser percebido, portanto principalmente é através do seu conteúdo que sua imagem será construída.

Um bom conteúdo é aquele que não é amador, no sentido em que foi pensado com estratégia e propósito e foi realizado com técnica (uma boa câmera, um bom enquadramento, um bom ambiente de fundo).

Um bom conteúdo é também aquele que é criativo, relevante e responsável, no sentido em que passa informações corretas e não contribui para desinformar quem o assiste.

Se seu conteúdo se leva a sério para ser embasado, correto e responsável, isso contribui muito para sua imagem enquanto criador ser também a de alguém embasado, correto e responsável.

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4. Uma imagem profissional é uma imagem coerente

Influenciadores são seres humanos, portanto ainda vão errar algumas vezes. Mas o que define uma imagem coerente é a capacidade de, diante de um erro, tentar sempre dar o seu melhor, fazer a coisa certa e aprender para não repetir o erro futuramente.

Seu público será sempre testemunha de sua trajetória. Eles saberão identificar quando um aprendizado for autêntico ou não e também saberão cobrar quando algo que você prometeu não acontecer como esperado.

Mas seu público também será o responsável por te recompensar com uma boa imagem quando perceberem que sua jornada é de um crescimento verdadeiro. Ao construir uma boa imagem, as pessoas vão valorizar sua coerência e confiar cada vez mais no que você diz.

Então leve sempre seu público em conta e tente sempre manter  suas atitudes coerentes com a sua proposta. Não aja por impulso e, quando errar, aprenda com o erro.

Se seu discurso ficar muito longe dos seus atos, as pessoas vão perceber. Construir uma boa imagem é entender que o que se fala e faz é visto e analisado pelos outros.

Fashion pretty woman taking photo self portrait on smartphone

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