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Monetização: tudo que você precisa saber para monetizar as redes sociais

15/02/22
Estrela

Um dos passos mais importantes e desafiadores da jornada de um influencer é aquele em que se tenta construir uma estratégia de monetização constante.

Muito mais do que só ganhar mais dinheiro, monetizar sua presença digital significa ter mais tempo e recursos para investir na sua carreira de influencer, transformando o que de outra forma poderia ser só um hobbie em uma atividade profissional de fato.

O problema é que monetizar as redes sociais é um processo mais complicado do que pode parecer a princípio.

Se encontrar os primeiros patrocinadores eventuais já é bastante complicado para a maior parte dos influencers, o momento de construir uma estratégia sólida de monetização é talvez um dos maiores desafios da carreira de um influenciador digital.

É justamente por isso que decidimos separar tudo que você precisa saber para monetizar suas redes sociais.

Seta

1. Os resultados certos com as métricas certas

Sabe qual é o melhor jeito de identificar um influenciador iniciante? Pedir para ele apresentar suas métricas. O erro comum é apresentar métricas superficiais, como número de seguidores e curtidas em postagens.

Na verdade, existem outros valores muito menos óbvios, mas muito mais importantes de se apresentar a uma marca. Na hora de se apresentar como um influencer profissional, vale muito mais a qualidade do seu público do que necessariamente a quantidade.

Por isso é importante apresentar dados consolidados sobre a demografia do público (localização, idade, perfil econômico…) e também uma análise de seus principais interesses.

Fora isso, é importante apresentar a taxa média de cliques e de conversão, além do retorno sob anúncios feitos em parceria com seu perfil (o ROAS).

Dados mais gerais como o tráfego (a quantidade de gente acessando seu perfil) também são importantes, mas secundários. O foco precisa estar justamente em quem está interagindo e engajando com aquilo que é publicado.

Seta

2. Pouco (e bom) é melhor que muito (e ruim)

Um pré-requisito para monetizar seu conteúdo: entender o mínimo de SEO, para construir campanhas acessíveis, lucrativas e que vão prender a atenção do público por tempo suficiente.

Seu conteúdo precisa ser relevante e isso depende da escolha da imagem, da maneira como o conteúdo é escrito, dos títulos e de um monte de outros detalhes que só estudando SEO você vai aprender a notar.

Com esse conhecimento, você consegue conquistar os mecanismos de busca e chamar mais atenção de seus potenciais leitores online.

Na mesma linha, outro cuidado a se tomar é com a quantidade de anúncios publicados. Se tudo está fluindo bem e você está conseguindo patrocinadores para monetizar todos os seus posts, tudo certo, não é? Errado!

Exagerar nos anúncios pode ser prejudicial também. Monetizar seu conteúdo além do limite, inundando sua timeline exclusivamente com conteúdo pago, faz com que os próprios anúncios concorram uns com os outros e afastem seu público interessado em conteúdo orgânico.

Seta

Não é porque é um publipost que precisa ser chato

Seus publiposts não podem ser chatos e menos interessantes do que o seu conteúdo orgânico: eles precisam chamar atenção para no mínimo se integrar bem em relação a todo o resto que é postado em sua timeline.

Mais do que se integrarem, é importante tentar fazer com que conteúdos pagos inclusive se destaquem, sendo mais criativos e interessantes até do que o conteúdo orgânico.

Por quê? Porque a taxa de rejeição costuma ser maior para conteúdo patrocinado. Você precisa ter algo realmente convincente para convencer uma parte do seu público a consumir e fazer parte até mesmo do seu conteúdo patrocinado.

E como fazer isso? Não existe uma resposta única para além de: seja criativo! Tente explorar novos formatos para chamar atenção.

Além da criatividade no conteúdo, você também pode inovar até no modelo de contratação que terá com a marca que vai patrocinar seu conteúdo.

Se você já faz marketing de influência, por exemplo, pode tentar trabalhar também como afiliado de uma marca: esse tipo de parceria é mais duradoura e pode fazer muito sentido dependendo da sua estratégia, conteúdo (e da marca com que vai se afiliar, é claro).

Outra possibilidade para tentar monetizar sua presença digital é investindo em merchandising próprio.

Você pode até mesmo abrir sua própria lojinha online, pelo Instagram mesmo (o botão e a seção de compras ficam no seu próprio perfil) para vender produtos personalizados que conversem com seu perfil e com seu público.

Fashion pretty woman taking photo self portrait on smartphone

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