1. Quando o Instagram paga
Muita gente não sabe, mas a maior parte das pessoas que trabalha com o Instagram não está ganhando dinheiro do Instagram em si. Normalmente, o dinheiro vem de marcas que estão construindo campanhas digitais que dependem de posts patrocinados.
Esse tipo de monetização é a mais comum da plataforma: são os conhecidos publiposts, ou conteúdos patrocinados.
Podem ser stories, reels, ou posts, sempre feitos em parceria com alguma marca que está interessada em usar da base de seguidores e do carisma de um influenciador para anunciar algum de seus produtos.
E apesar desse tipo de retorno financeiro variar muito, dependendo do acordo feito entre o influenciador e alguma marca específica, podemos pelo menos pensar numa média de preços: por exemplo, costumamos levar em consideração que um perfil de rentabilidade média é aquele com no mínimo dez mil seguidores.
Mas, às vezes, ter poucos seguidores não faz tanta diferença, se eles forem seguidores muito engajados.
Por um lado, celebridades com perfis que tenham milhões de seguidores podem ganhar valores altíssimos (também na casa dos milhões, só que milhões de dólares) para postar uma coisa só.
Mas longe disso, no mundo dos pequenos influenciadores, dá para conquistar algo em torno de cem dólares (um pouco mais de quinhentos reais) a cada conteúdo postado.
Numa conta estimada, é considerado que a cada mil seguidores, marcas chegam a pagar algo em torno de cinquenta reais. Mas esses valores não são fixos e, como dissemos, dependem do engajamento e do tipo de público com quem se está trabalhando.