#monetize

construindo sua monetização recorrente

Quanto o instagram paga para criadores de conteúdo?

15/02/22
Estrela

Quando falamos sobre a carreira de influenciador e as estratégias para monetizar seu conteúdo, muitas vezes deixamos de comentar o mais importante: os números.

Quanto dá para ganhar com o Instagram? Quais são as melhores estratégias para ganhar dinheiro na plataforma? Como construir uma estratégia de conteúdo para tornar seu perfil cada vez mais rentável?

Essas são algumas das perguntas que influenciadores em busca de monetização podem estar interessados em responder.

Mas não existe uma resposta única: há vários caminhos para criadores de conteúdo ganharem dinheiro pelo Instagram – e a maioria deles nem envolve um pagamento direto do Instagram.

Vamos conhecer as possibilidades?

Seta

1. Quando o Instagram paga

Muita gente não sabe, mas a maior parte das pessoas que trabalha com o Instagram não está ganhando dinheiro do Instagram em si. Normalmente, o dinheiro vem de marcas que estão construindo campanhas digitais que dependem de posts patrocinados.

Esse tipo de monetização é a mais comum da plataforma: são os conhecidos publiposts, ou conteúdos patrocinados.

Podem ser stories, reels,  ou posts, sempre feitos em parceria com alguma marca que está interessada em usar da base de seguidores e do carisma de um influenciador para anunciar algum de seus produtos.

E apesar desse tipo de retorno financeiro variar muito, dependendo do acordo feito entre o influenciador e alguma marca específica, podemos pelo menos pensar numa média de preços: por exemplo, costumamos levar em consideração que um perfil de rentabilidade média é aquele com no mínimo dez mil seguidores.

Mas, às vezes, ter poucos seguidores não faz tanta diferença, se eles forem seguidores muito engajados.

Por um lado, celebridades com perfis que tenham milhões de seguidores podem ganhar valores altíssimos (também na casa dos milhões, só que milhões de dólares) para postar uma coisa só.

Mas longe disso, no mundo dos pequenos influenciadores, dá para conquistar algo em torno de cem dólares (um pouco mais de quinhentos reais) a cada conteúdo postado.

Numa conta estimada, é considerado que a cada mil seguidores, marcas chegam a pagar algo em torno de cinquenta reais. Mas esses valores não são fixos e, como dissemos, dependem do engajamento e do tipo de público com quem se está trabalhando.

Seta

2. Outras formas de ganhar dinheiro

Isso quer dizer que não existem maneiras de ganhar dinheiro que venham diretamente do Instagram, sem outras empresas envolvidas?

Até tem. Mas são exceções.

Um caso, por exemplo, é o do lançamento da plataforma de reels. Para atrair mais criadores de conteúdo para seu novo produto, o Instagram estabeleceu pagamentos como incentivo para quem fizesse reels bem sucedidos.

Mas como os valores eram relativamente baixos (chegavam a quinhentos dólares, mas só para quem conquistasse mais de 200 mil visualizações), esse valor era mais um “mimo” do que uma possibilidade de monetização recorrente.

Outro caminho um pouco mais garantido para ganhar algum dinheiro com o Instagram é a partir de anúncios no IGTV. Aqui, o funcionamento é muito semelhante ao do Youtube: criadores podem ganhar dinheiro de acordo com os anúncios que seu público assistir enquanto estiver navegando em seu conteúdo de vídeo.

Seta

3. Abrindo sua própria loja

No melhor estilo “faça você mesmo”, existe ainda uma última maneira de conseguir ganhar dinheiro com o Instagram: abrindo sua própria loja!

A plataforma implementou um botão que permite que qualquer influenciador com uma conta profissional abra sua própria lojinha para venda de merchandising e do que mais quiser, dentro do Instagram mesmo.

Apesar  da ferramenta de e-commerce do Instagram ser muito mais simples do que um portal de vendas completo, ou até mesmo do que as ferramentas de vendas do seu “irmão mais velho”, o Facebook, a vantagem está em expor e facilitar a compra justamente para quem importa: os seus seguidores.

Nesse sentido, integrar uma estratégia de conteúdo com produtos relacionados vendidos na sua loja pode ser um caminho interessante para monetizar sua presença no Instagram e ganhar dinheiro sem depender exclusivamente de parcerias com marcas.

Fashion pretty woman taking photo self portrait on smartphone

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#monetize

veja mais