#menota

para perder a vergonha

Como deixar a timidez de lado e se soltar ao gravar vídeo no Instagram e no TikTok?

15/02/22
Estrela

Putz… Sabe aquela vergonha que dá na hora de postar? Aquele frio na espinha por não saber falar direito, o medinho de acabar gaguejando, ou do vídeo não ficar bom…

Isso tem solução! Você não pode deixar a timidez te travar e impedir sua carreira digital de crescer. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se sentir mais leve na hora de postar alguma coisa.

Seta

1. Se garanta

Se você é a pessoa que sabe tudo sobre o que vai falar, a pessoa que se esforçou para pensar naquela mensagem, se você talvez até estudou para entender tudo do assunto… Então por que ficar com medo?

Se preparar muito bem antes é um bom começo para construir a segurança e a confiança necessárias para tentar: assim, na hora que a vergonha começar a colocar caraminholas na sua cabeça, pode ser útil lembrar do argumento de que você se preparou muitíssimo bem antes para o que está fazendo.

Seta

2. Experimente até encontrar o jeito mais confortável

Existem duas dicas contraditórias que podemos encaixar aqui: por um lado, para muita gente falar sem um roteiro faz mais sentido do que roteirizar, já que a autenticidade é parte fundamental de como essas pessoas se comunicam.

Para outras pessoas, pode ser o contrário: talvez ter um roteiro de apoio faça toda a diferença para alguém não ficar perdido na hora de falar.

Então, aqui o real conselho é: tente de tudo! Existe um jeito que vai ser mais confortável e fácil para você – e você só vai descobrir qual jeito é esse se tentar
antes vários diferentes.

Seta

3. Postou? Esqueceu

Não vale a pena ficar olhando o que publicou a cada quinze segundos. Também não vale a pena dar muita bola para acompanhar comentários, principalmente quando eles forem negativos – afinal, tem muita gente na Internet que vai estar sempre disposta a criticar qualquer coisa.

O melhor a fazer, então, é dar uma espairecida depois que postar. Deixe o celular um pouco de lado e vá se distrair com outra coisa para não ficar se preocupando com o que publicou. Com o tempo, isso ajuda a construir mais naturalidade no processo de publicar.

Seta

4. Seja você mesmo - constantemente

O melhor jeito de lutar contra a timidez é aceitando ser você mesmo, deixando de se cobrar demais ou se sentir mal por não ser diferente. E quanto mais tempo você passar fazendo isso, mais natural todo o processo vai se tornar.

Portanto, seja você! E seja você com uma certa regularidade nas aparições: se você instituir um plano para publicar um vídeo por semana, depois de algumas semanas o processo vai ter se tornado tão natural que não vai mais sobrar espaço nenhum para a vergonha.

E é justamente nessa hora que brilhar vai ficar mais fácil do que nunca. 🙂

Seta

5. Tenha paciência consigo

Até “quebrar o gelo”, é mesmo um pouco difícil se soltar na frente das câmeras – mas depois que se pega o jeito, gravar vai se tornando muito mais fácil. O desafio de perder a vergonha pode parecer muito grande, mas você vai conseguir lidar com ele antes do que imagina – afinal, é só olhar ao redor para perceber que não é nada impossível: todo mundo que você vê na Internet todo o dia também teve esse mesmo processo um dia.

Mas esse processo no seu caso vai levar o tempo que precisar levar para você especificamente. Então seja paciente e respeite seus tempos: o seu processo pode ser bem rápido ou um pouquinho mais lento, tudo bem. O que importa é ter persistência para não desistir por causa desses desafios do início.

woman use phone listen music

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#menota

veja mais

#você viu?

  • #menota

    8 dicas para conquistar seguidores no TikTok em 2022

    Mulher asiática mexendo no celular com emojis saindo
  • #menota

    Quais são os melhores horários para postar no TikTok?

    Celular na mão com ícones de redes sociais
  • #menota

    Como usar o reels para ganhar seguidores no Instagram?

    mulher asiática vendo os resultados nas redes sociais
  • #menota

    Como deixar a timidez de lado e se soltar ao gravar vídeo no Instagram e no TikTok?

    mulher sorrindo e se filmando
  • #menota

    Como ser digital influencer: veja essas 8 dicas antes de começar

    menina gravando videos para redes sociais
  • #menota

    4 dicas para você aprender como aumentar suas visualizações nos stories sendo criativo

    Mão segurando o celular e reações aparecendo

Este site usa Cookies! Cookies Icon

nós armazenamos dados temporáriamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. dúvidas? leia nossa politica de privacidade