#menota

para perder a vergonha

Deixe a timidez de lado: aprenda como fazer stories criativos no Instagram

15/02/22
Estrela

Tem jeito melhor de esquecer a timidez do que investindo em criatividade? Fazer algo criativo muda o foco, dá mais abertura para a experimentação (e para o erro!) e ajuda a quebrar o gelo e aprender a trabalhar online.

Para quem está começando, a criatividade é ainda mais fundamental. É com ela que você pode viralizar e ver sua carreira finalmente decolar.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para você fazer sucesso com os stories mais criativos do Instagram. Confira!

 

Seta

1. O essencial é visível aos olhos, mas só durante 3 segundos

Quando estamos falando de stories, estamos pensando em algo que vai ser visto rapidinho e que justamente por isso não pode demorar a mostrar a que veio. Tente sempre deixar evidente o mais rápido possível sobre o que seu stories vai falar.

Se a marca ou um produto vai aparecer, por exemplo, é ideal que apareça bem no comecinho, já que os três primeiros segundos de um stories são o momento fundamental que prende (ou não) a atenção de quem está assistindo.

A mesma lógica vale para os textos: num stories, menos é sempre mais – prefira sempre frases curtas e diretas e evite colocar muito conteúdo escrito que poucas pessoas terão paciência de ler.

Seta

2. Use e abuse das possibilidades de formatos

O Instagram conta com uma infinidade de opções para ajudar você a construir stories únicos: vale focar na interatividade, com enquetes e caixas de perguntas, ou ser personalizado no formato – talvez misturando dois vídeos em um só (coisa que dá para fazer com o aplicativo Unfold), usando alguma das centenas de milhares de figurinhas e gifs, ou instalando algum filtro personalizado para que seu stories tenha alguma possibilidade única.

E quando falamos dos gifs ou dos filtros, as possibilidades beiram o infinito: a biblioteca de filtros do Instagram é enorme e qualquer usuário pode contribuir a qualquer momento com um filtro personalizado. Aliás, fica a ideia: talvez você possa até dar esse passo além e criar algum filtro do zero.

Aqui, o que importa é chamar a atenção e ser diferente: evite fazer mais do mesmo e encontre uma voz sua que faça sentido na hora de gravar. Com tantas ferramentas disponíveis, dá sempre pra fazer algo muito único – é só ter uma boa ideia na cabeça.

Seta

3. Teve uma ideia incrível? Grave também o making off

Se tiver uma ideia super criativa que vai exigir um processo bizarro para gravar… Mostre isso também! O making off de uma boa ideia é quase tão interessante quanto o resultado final em si.

Seu público vai adorar acompanhar seu processo e descobrir as soluções que você encontrou para fazer o que fez. Esse processo criativo, inclusive, é o que mostra de verdade toda a criatividade: afinal, é com ele que dá pra saber como foi que você passou por cima dos problemas e desafios para criar algo incrível do zero.

Seta

4. Faça sem medo

Ser criativo é arriscar: é tentar algo que ninguém fez antes e sair da zona de conforto. E isso, é claro, dá um pouquinho de medo. Mas sem apostar, não dá pra ganhar nunca: então aposte em você e na sua criatividade sempre que possível, sem ficar se preocupando com o que vai dar certo ou não antes de tentar.

E embora o risco em ser criativo seja maior, o ganho também é muito maior quando dá certo: afinal, um “post seguro” que é igual a centenas de outros não marca ninguém, mas cada post criativo que é único vai marcar alguém de uma maneira especial.

No fim do dia, são os seus posts mais criativos que vão tornar seu perfil memorável – e essa é uma ótima estratégia inclusive para crescer e conquistar novos seguidores.

woman use phone listen music

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#menota

veja mais

#você viu?

  • #menota

    As melhores estratégias para crescer no Instagram de forma orgânica

    homem na rua olhando o celular
  • #menota

    Como ser digital influencer: veja essas 8 dicas antes de começar

    menina gravando videos para redes sociais
  • #menota

    Deixe a timidez de lado: aprenda como fazer stories criativos no Instagram

    Mulher na piscina tirando selfie
  • #menota

    8 dicas para conquistar seguidores no TikTok em 2022

    Mulher asiática mexendo no celular com emojis saindo
  • #menota

    Quais são os melhores horários para postar no TikTok?

    Celular na mão com ícones de redes sociais
  • #menota

    Aprenda como ganhar dinheiro no TikTok

    Mão segurando celular com aplicativo TikTok Aberto.