#menota

ser influencer: por onde começar?

Como ser digital influencer: veja essas 8 dicas antes de começar

15/02/22
Estrela

Se você decidiu se tornar um digital influencer, está no lugar certo.

Temos conteúdo para ajudar durante toda sua jornada – desde esse começo, transformando sua presença digital pessoal em algo mais profissional, até o seu futuro de grande sucesso.

Mas como toda grande história começa em algum lugar, a sua começa por aqui. Então vamos lá: temos oito dicas para te ajudar a dar os primeiros passos como digital influencer.

 

Seta

1. Antes de tudo, decida qual será seu público

Quanto mais rápido você tiver isso totalmente formado, mais rápido sua presença como digital influencer vai se consolidar.

Definir seu público é descobrir o mais importante dessa coisa toda: quem são as pessoas para quem você estará produzindo conteúdo e o que é que elas realmente querem ver de você.

Então vale a pena pesquisar muito, muito mesmo: assim você vai entender o que é procurado, o que é ignorado, qual o jeito de se comunicar, o que pode ou não pode ser feito em relação ao seu público específico.

Seta

2. Profissionalize sua presença digital

Existe uma importante “transição” a acontecer quando alguém se transforma num digital influencer: sua presença nas redes sociais passa a adotar outra postura completamente diferente. Ser uma digital influencer é abandonar o modo de agir de um perfil de um usuário comum.

Nos primeiros momentos da carreira de digital influencer, tudo é sobre a capacidade do seu perfil de não parecer amador. Então faça uma bio direta e curta, escolha uma foto ótima, tire do ar aquelas fotos muito vergonhosas ou ruins de antes, ou crie um perfil novo do zero: agora, você é profissional e precisa levar até os menores detalhes muito mais a sério.

Seta

3. Mude seu jeito de postar

Essa profissionalização não acaba só lidando com o passado: daqui para frente, o jeito de pensar e postar precisa mudar para atender melhor ao público que você já descobriu quem é, e o que quer realmente consumir. A partir de agora, seus posts terão uma estratégia e um propósito: te consolidar como digital influencer e crescer sua base de seguidores cada vez mais.

Seta

4. Planeje seus próximos posts com antecedência

O ideal é fazer uma tabelinha para já deixar “no jeito” o tema e o texto de todos os posts futuros, com pelo menos uma semana de antecedência.

É claro, muitos imprevistos aparecem e nem sempre o planejamento será totalmente cumprido, mas montar uma pauta sempre ajuda sua presença digital a nunca “esfriar”.

A organização do cronograma é uma parte importante da vida de um digital influencer – e profissionalizar-se é aprender os melhores dias e horários para publicar e já estar preparado antes para aproveitar um momento perfeito.

Seta

5. Seja você mesmo!

Por mais que toda essa história sobre entender seu público, mudar seus posts e criar tabelas de planejamento pareça querer dizer que você precisa virar outra pessoa, não é esse o caso.

Na verdade, sua carreira de digital influencer vai dar certo a partir de você, do seu jeito único de ver as coisas, e do que você tem de especial e único para compartilhar, aquilo que você traz para contribuir e que ninguém poderia trazer no seu lugar. Seu diferencial é o grande motivador e propulsor de tudo: ser você mesmo não é opcional.

Seta

6. Aprenda um pouco de marketing e observe os outros

Estudar marketing e principalmente as questões de marketing digital vai ser muito importante para entender melhor os formatos, os processos e a linguagem da vida de um digital influencer.

Vai ser assim que você vai descobrir as estratégias para no futuro conquistar posts patrocinados, ou fazer reviews de produtos, por exemplo. Além disso, dá para aprender bastante também com quem já deu certo: observe como suas principais referências e modelos de inspiração se comportam e aprenda com eles: em que hora postam? Quantas vezes postam por dia? Como fazem para trazer sempre algum conteúdo legal?

Seta

7. Interaja!

Se alguém comentar algum post seu, nunca deixe de comentar. Não tenha vergonha de comentar nos posts de outras pessoas também. Interagir ajuda você a ver e ser visto, o que é muito importante nessa etapa inicial em que chamar atenção e construir uma base de seguidores é tão fundamental.

Seta

8. Divulgue seu conteúdo

O pontapé da sua carreira de digital influencer será dado com o apoio de todo mundo que já te conhece. Então divulgue em todos os seus perfis e para todas as pessoas que conhece esse seu novo projeto: as pessoas ao seu redor podem te ajudar a crescer com base no boca a boca, indicando seu conteúdo para outras pessoas que nunca ficariam sabendo dele de outra forma.

woman use phone listen music

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#menota

veja mais

#você viu?

  • #menota

    Erros que você deve evitar no Instagram

    Mulher gravando vídeo para redes sociais
  • #menota

    Como ser digital influencer: veja essas 8 dicas antes de começar

    menina gravando videos para redes sociais
  • #menota

    Como deixar a timidez de lado e se soltar ao gravar vídeo no Instagram e no TikTok?

    mulher sorrindo e se filmando
  • #menota

    Como usar o reels para ganhar seguidores no Instagram?

    mulher asiática vendo os resultados nas redes sociais
  • #menota

    8 dicas para conquistar seguidores no TikTok em 2022

    Mulher asiática mexendo no celular com emojis saindo
  • #menota

    Quais são os melhores horários para postar no TikTok?

    Celular na mão com ícones de redes sociais