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Aprenda com quem chegou lá! Quais os conselhos dos influenciadores digitais de sucesso?

15/02/22
Estrela

Quem está no topo hoje também começou em algum momento do zero. E se você quer chegar no topo (ou se manter nele), é importante ouvir as dicas de quem tem toda a experiência de já ter testado, errado e dado muito certo no final.

A trajetória de cada influencer que chegou ao topo tem algo único e impossível de reproduzir. Ainda assim, algumas experiências são parecidas a todos eles: certos desafios sobre como lidar com o público, com a saúde mental e com o conteúdo, por exemplo.

Então vamos ver: quais são as lições que podemos aprender com quem já “chegou lá”?

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1. Relevância e proximidade com o público

Quem chegou no topo fez isso porque conseguiu sucesso em dois pontos fundamentais. O primeiro deles é o conteúdo: se você é relevante e capaz de engajar, é mais provável que as pessoas te acompanhem e até indiquem para quem conhecem.

Um bom conteúdo precisa ter um equilíbrio delicado entre quantidade e qualidade. Não adianta se esforçar para criar o post perfeito, mas demorar um mês inteiro para aparecer depois dele. Também não adianta postar dez vezes por dia, se tudo que for postado for ruim.

Conteúdo relevante é aquele que se conecta verdadeiramente com quem está do outro lado. É aquele que faz a pessoa que te acompanha sentir que não perdeu tempo assistindo e que vale a pena continuar acompanhando o que você faz.

Mas o conteúdo é só metade do pacote. O segundo ponto que faz toda a diferença é o contato com o público. Todos os influenciadores que alcançaram muita gente fizeram isso, por mais óbvio que possa parecer, porque toda essa gente gostou deles e se sentiu conectada com o que eles mostravam de si.

Um influenciador vende não só seu conteúdo, mas sua persona. Se as pessoas sentirem que você é autêntico e interessante, vão querer te acompanhar mesmo quando seu conteúdo não for tão interessante assim.

É por isso que, mesmo quando o sucesso chega, influenciadores famosos não deixam nunca de conversar diretamente com seu público, respondendo comentários por exemplo.

Se as pessoas se sentem engajadas em conversar com você online, acabam construindo um relacionamento com você de alguma maneira. Essas pessoas vão torcer a cada passo seu, ajudar volta e meia quando for possível e no geral contribuir para suas métricas de engajamento e alcance.

O momento em que se alcança o topo, inclusive, talvez seja o mais propício para fortalecer seu vínculo com seu público fiel através de interações constantes – assim, as pessoas vão sentir que você não mudou e que, mesmo com o sucesso, seu conteúdo e você como pessoa vão continuar sendo do jeito que as conquistou.

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2. Cercando-se de boas pessoas

Nenhum influenciador de sucesso fez isso sozinho. Para começar, todos eles contam com uma equipe para ajudar com toda a estrutura e organização que vão por trás dos conteúdos que produzem.

Se você quer o topo, precisa saber delegar funções e encontrar bons profissionais que te ajudem a construir coisas incríveis.

Essa equipe pode ajudar, entre outras coisas, a interagir com comentários, analisar métricas, criar um planejamento dos próximos posts, procurar eventos e oportunidades novas, ter insights sobre temas e publicações que seriam relevantes para seu público, editar seu conteúdo para deixá-lo mais profissional…

E isso é só o começo!

Fora a equipe, existem outras duas figuras que vão fazer parte da vida de influenciadores de sucesso: os parceiros e as marcas. Com ambos, é igualmente importante construir uma relação profissional, cumprindo com seriedade com todos os seus compromissos.

Grandes influenciadores, inclusive, são aqueles que conseguiram conquistar grandes marcas e parcerias, deixando evidente que não eram amadores e que sabiam o que estavam fazendo.

Ao lidar com marcas, por exemplo, influencers de sucesso procuram mais do que dinheiro e entregam mais do que o conteúdo: ser profissional é comprometer-se a ter um posicionamento de marca que vai além dos patrocinadores, inclusive negando alguns deles quando não são coerentes com seu público.

Ser profissional também é entregar resultados detalhados de campanhas e publiposts, com informações completinhas sobre a demografia do público, alcance do que foi publicado, insights para melhorar…

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3. O influencer morre pela boca

Influencers de sucesso são aqueles que sabem exatamente o que dizer, quando dizer e como dizer. Eles sabem participar das conversas sem se envolver em polêmicas e sabem quando ficar calados sobre assuntos que não entendem ou que não interessam ao seu público.

Influencers que deram certo também não costumam dar atenção e divulgar conteúdo que seja negativo, especialmente se for algo não confirmado, ou que possa prejudicar alguém (incluindo o próprio influencer).

Eles são responsáveis sobre os discursos que replicam, não precisam perder tempo com fofocas (mesmo quando são objeto delas) e se preocupam em contribuir com assuntos que entendem de verdade.

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4. Descubra o que dá e não dá certo

Não é só para seus patrocinadores que é importante acompanhar resultados. Em qualquer conteúdo que for publicado, é importante acompanhar os resultados e tentar entender o que está acontecendo e como é possível melhorar.

Esse profissionalismo permite que novas abordagens sejam testadas e se descubra se elas são ou não melhores do que as antigas, servindo quase como um serviço de “aprimoramento contínuo”.

Aliás, vale mencionar também: influenciadores de sucesso sabem que sempre existe espaço para fazer ainda mais e melhor. Eles não só são grandes como continuam sempre crescendo mais, de pouquinho e pouquinho.

Afinal, o topo não é o fim. Na verdade, ele é só o começo da sua vida bem-sucedida como influencer.

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E aí, curtiu?

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