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Como se manter no topo?

15/02/22
Estrela

Quem disse que o único desafio era chegar no topo? Agora que você já “chegou lá”, vai precisar lidar também com outro desafio tão grande quanto: manter-se nessa posição de sucesso que alcançou.

O problema é: como fazer isso? Uma trajetória de um influencer de sucesso pode ser às vezes do tipo “estrela cadente”: brilha muito e chama muita atenção quando aparece, mas se apaga rápido e depois nunca mais é vista por ninguém.

Para evitar esse tipo de trajetória, é importante ter um plano consolidado que impeça que depois da subida venha a queda: e isso se conquista com uma estratégia profissional, conteúdo muito bem feito, criatividade e uma boa relação com seu público.

Então hoje vamos falar um pouco sobre tudo isso para ajudar você a se manter no topo por muito mais tempo – de preferência, para sempre.

Seta

1. O meio-termo entre planejar e improvisar

Existe um meio termo importantíssimo a considerar para construir uma estratégia de sucesso que permita que você se mantenha no topo: aquele entre o planejamento com antecedência e o da abertura para oportunidades inusitadas.

Por um lado, é ideal ter uma ideia geral de para onde seu conteúdo está caminhando – e quanto mais a longo prazo for essa organização, melhor.

Se possível, é bom trabalhar até com um planejamento anual – pode ser numa planilha mesmo, com os principais acontecimentos e eventos, quais os assuntos que se deseja tratar, etc.

Assim, se hoje você estiver postando “a”, tem que saber que daqui três meses vai postar “z” – e precisa saber toda a linha que vai construir no meio disso, conectando esses dois pontos numa história que faça sentido.

Por outro lado… Cada dia é uma surpresa! Às vezes, podem aparecer novidades e imprevistos que passem por cima de tudo que você planejou – e se isso acontecer, tudo bem. Seu planejamento pode servir de guia, mas precisa ter espaço e abertura para a vida “respirar” e para que você aproveite oportunidades que surgiram do nada.

Vale sempre tentar encontrar esse meio-termo, que no geral significa saber se adaptar muito bem: o influencer que consegue reunir os melhores aspectos de uma organização “certinha” com uma boa abertura para construir e aproveitar oportunidades que apareceram de “surpresa” vive no melhor dos dois mundos.

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2. Mude um pouco o jeito de fazer

Você com certeza já tem seu “feijão com arroz”, aquele básico que sabe fazer bem e que sabe que vai dar sempre certo. Mas uma hora, o mesmo prato acaba enjoando.

Por isso, é importante se abrir para conhecer novas referências que podem te inspirar a mudar. Consumir conteúdo com bastante variedade significa que você terá um acervo amplo de referências daquilo que pode tentar fazer diferente. Essas referências, aliás, podem ser de qualquer tipo: filmes, músicas, outros influenciadores…

Além disso, vale a pena se manter sempre antenado para conhecer as últimas tendências: se você conhece a conversa do momento, pode descobrir antes dos outros o melhor jeito de contribuir para o assunto, tornando-se inclusive referência para quem chegar mais tarde.

Inclusive, descobrir a moda e interagir com tendências são boas janelas não só para se manter no topo, mas para talvez conseguir crescer mais ainda: quem está consumindo o conteúdo sobre uma tendência pode estar buscando por assunto, não por pessoa, e talvez tope com você “sem querer”. Se seu conteúdo for legal, essa pode ser uma ótima janela para fidelizar mais seguidores.

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3. Fique de olho nas suas métricas

Você só vai saber se está se mantendo no topo, caindo ou subindo mais ainda se souber fazer uma leitura muito precisa das suas métricas: visualizações, engajamento, alcance etc.

Só com essas informações dá para construir novas estratégias, descobrindo quais dos experimentos que fez com coisas novas foram aqueles que deram mais ou menos certo.

Essas métricas são os verdadeiros juízes de cada conteúdo compartilhado, servindo também como um ótimo material de estudos sobre o caminho para se seguir dali para frente.

Se seu post criativo deu super certo, talvez seja legal tentar seguir com mais conteúdos naquela linha. Se aquele post que você achava super legal teve resultados ruins, talvez ele não seja tão legal assim… E nesse caso, talvez valha a pena deixar de insistir e focar tanto em outras coisas que dão mais certo quanto em novos testes.

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4. Fale com quem te segue

Seus seguidores são tudo. São eles que fazem os números serem bons ou ruins, que fazem sua carreira como influencer estar no topo ou não.

Então converse com eles volta e meia! E seja um exemplo de simpatia nesses momentos. Aliás, não só com seguidores: vale interagir com todo mundo, todo mundo mesmo – se tiver algum contexto, pode ser até com quem não te segue, como por exemplo respondendo a comentários nas publicações de outras pessoas.

Fazendo isso, você não só alcança novos públicos, como fideliza mais ainda a base de quem já te acompanha, as pessoas que de fato estão mantendo você no topo até agora.

Quanto mais essas pessoas se sentirem próximas e interessadas em você, mais sentirão que vocês estão compartilhando bons momentos – e às vezes, esses vínculos que se formam entre influencer e seguidores são tão ou mais importantes do que o conteúdo em si.

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E aí, curtiu?

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