Quando falamos sobre saúde mental, costumamos pensar muito na nossa vida pessoal: nossos problemas com amigos, com namorados, com a família… Mas existe um grande impulsionador de problemas de saúde mental: o excesso de trabalho!
Além de poder desencadear surtos de ansiedade e depressão, um ritmo insustentável de trabalho que seja prejudicial à sua saúde pode acabar até gerando um “burnout”, episódio de exaustão total em que a pessoa simplesmente “trava” e não consegue mais continuar vivendo do jeito que vivia até então.
Muita gente considera a preocupação e o tempo investido em saúde mental como um desperdício, mas isso está longe de ser verdade: não só a prioridade pela saúde mental não prejudica o trabalho como pode até ajudar a melhorar a produtividade.
No caso de um influenciador, isso é mais verdadeiro ainda: muito além das câmeras, celulares e redes sociais, seu principal instrumento de trabalho ainda é… Você! Sem você estar bem, não vai ter como ser criativo e autêntico com seu público – pior, as pessoas podem até começar a perceber que você não está muito bem.
Então investir em saúde mental não é só muito bom para você mesmo: também é um ótimo investimento de negócios.
Além disso, vale parar e pensar: se você não consegue curtir sua vida e ficar bem, de que adianta o tanto de tempo que passa trabalhando? Cuidar da sua saúde mental é construir um espaço em que dá para aproveitar de verdade as recompensas e os frutos do seu trabalho, como aproveitar um bom momento com os amigos e a família.