1. Crie uma rotina que separe o trabalho dos momentos de descanso.
A vida de um influencer pode ser bastante incerta e difícil de prever. Ainda assim, vale tentar construir tanto uma rotina geral (como seu dia vai funcionar, como será sua semana, etc.) quanto “pequenas rotinas” (pequenos hábitos que dá para tentar manter mesmo em dias especiais, ou durante uma viagem).
Assim, mesmo se o trabalho acabar te jogando de um lado para o outro, é possível manter alguns rituais que ajudam a te “ancorar” e podem ajudar a te reconectar com seu próprio ritmo. Pode ser coisas bobas, como tentar sempre tomar café da manhã no mesmo horário, ou tentar sempre separar pelo menos quinze minutinhos para tentar meditar um pouco.
Com pequenas ações desse tipo, é possível colocar os “pés no chão” e sentir que, mesmo numa rotina corrida que envolve muitos imprevistos e mudanças, algo da vida cotidiana sempre se mantém. Guiar-se pelo seu dia e até criar planejamentos fica mais fácil com esse tipo de controle.
Fora isso, é importante tentar tirar momentos para descansar, o que pode ser bem difícil para um influenciador que tem poucas barreiras separando o que é vida profissional de vida pessoal. Mas é importante tentar desligar um pouco, mesmo que só um pouquinho, para curtir momentos “ao vivo” que você não está pensando em transformar num post, nem em gravar para seus seguidores.
Criar eventos como encontros de amigos “sem celular”, ou até fazer uma viagem de férias para passar algum tempo longe de redes sociais, são caminhos que podem ajudar você a escapar das exigências do dia a dia profissional.
E por mais que um influencer viva de conexão, é importante ficar desconectado às vezes para recuperar a saúde mental.
Além disso, por mais óbvio que possa parecer, vale reforçar: não dá para sacrificar os hábitos saudáveis. Você pode receber mimos deliciosos (e talvez super gordurosos ou bem doces) de alguma empresa parceira, mas não dá para se alimentar só disso e esquecer de tomar café da manhã, almoçar, jantar… Também não dá para, no meio da correria, “esquecer de comer” ou viver comendo qualquer besteira que encontrar na rua para economizar tempo.
Além da alimentação, outro hábito que costuma ficar de lado na vida de um influencer é o sono. Por mais difícil que seja, que tal tentar ficar um pouco longe do celular antes de dormir? Também é importante tentar criar, na medida do possível, uma rotina de sono que funcione e na qual você consiga dormir o tempo suficiente toda a noite.
Em casos especiais que vão te “tirar do eixo”, como uma viagem internacional, ainda vale a mesma dica: tente se adequar e voltar ao padrão assim que possível e, mesmo durante a viagem, busque construir uma rotina de sono que funcione para que você descanse suficientemente toda a noite.