#mitou

desafios dos haters e cancelamentos

Haters nas redes sociais: quem são e as maneiras de lidar com eles

15/02/22
Estrela

A violência na Internet continua em boa parte das vezes impune, mesmo com as medidas de segurança que aos poucos começam a responsabilizar os responsáveis por campanhas de difamação, ameaças online, golpes etc.

Esse sentimento de “terra de ninguém”, que persiste embora esteja se enfraquecendo aos poucos, incentiva ataques de haters que podem perseguir um influenciador e atacá-lo constantemente.

Em outras situações, as ondas de haters chegam ocasionalmente, quando algum assunto é mencionado por alguém (por exemplo, política), ou como parte de uma onda maior de cancelamento.

Embora na maioria das vezes sejam inofensivos, não é preciso entender muito de Internet para perceber que os haters podem ser também, em situações mais graves, uma das principais ameaças à saúde mental e até econômica de influenciadores, sendo capazes de prejudicá-los tanto em seu bem-estar quanto profissionalmente.

Então, hoje a pergunta é: como lidar com esses haters, evitando problemas?

Separamos algumas dicas para ajudar.

Seta

1. Para começar: entenda que a culpa não é sua

Haters são um fenômeno que impacta muitas pessoas – e você, como vítima, não tem culpa se estiver lidando com isso. Além disso, de certa forma a presença deles é até um indicador positivo: quer dizer que você cresceu tanto e chamou tanta atenção que passou a incomodar algumas pessoas.

Pessoas com raiva vão existir sempre e algumas delas vão tentar descontar seus problemas em você. Não se sinta responsável por essas pessoas, nem entenda que está fazendo algo “errado”: mesmo uma pessoa absolutamente perfeita ainda teria haters na Internet criticando sua perfeição, então não há nada que você possa fazer para impedir que haters existam.

Seta

2. Foque em outras coisas e não reaja por impulso

Os haters estão tirando sua paciência? Então respira fundo, se acalma e vai fazer outra coisa – assistir televisão, ler um livro, ficar com os amigos, qualquer coisa, de preferência bem longe do celular e da Internet.

Um hater quer estragar seu dia e chamar atenção – então não dê para ele esse gostinho. Fora isso, ficar longe da situação evita que você reaja emocionalmente, falando algo que pode tornar todo o problema ainda pior. É importante manter a calma, não dar atenção sempre que possível e lembrar que sua vida vai muito além daquele hater tentando te aporrinhar.

Na Internet, a pior coisa que se pode fazer é agir por impulso – em qualquer crise, isso sempre é combustível para o problema piorar. Então ao lidar com haters nas redes sociais, lembre-se que você enquanto influencer está agindo profissionalmente: crie uma estratégia para enfrentar o problema e veja toda a situação como uma dificuldade de trabalho, não algo que te afeta pessoalmente.

Seta

3. Se as ofensas forem sérias, procure ajuda

Na maior parte do tempo, um hater é só uma pessoa comum, normalmente desocupada e sem muita noção, que gosta muito de não gostar de você. Eles vão criticar o que você disser, vão implicar com tudo que puderem e mesmo assim vão estar sempre lá, dando engajamento pros seus conteúdos.

Para esse tipo de hater “normal”, o melhor a fazer para lidar é ignorar mesmo. Mas existem alguns casos específicos em que alguns haters podem ser realmente perigosos, com ameaças constantes, perseguições e até tentativas de golpe.

Nessas situações, não adianta só ignorar: é importante procurar ajuda de quem realmente pode fazer algo para resolver o problema. Primeiro, vale sempre pedir ajuda para as próprias plataformas: as redes sociais têm hoje termos de uso bastante seguros que punem usuários que agirem de forma violenta ou criminosa. Entrando em contato com o sistema de denúncias (pela própria plataforma, mas também por e-mail se o problema persistir em múltiplas contas falsas), você pode ter ajuda para fazer com que seus haters mais perigosos enfrentem consequências reais.

Além disso, existe outra possibilidade importante: entrar em contato com as autoridades mesmo, fazendo uma denúncia para a polícia. Hoje, existem profissionais especializados em crimes digitais que podem te ajudar a conquistar segurança.

Seta

4. Deixe pra lá

Sabe qual a melhor coisa que você pode fazer para incomodar muito seus haters? Mostrar que está bem e que, independente de todo o barulho que eles tentem fazer, está seguindo em frente e tocando seus projetos com o apoio dos seus verdadeiros fãs.

É impossível agradar a todos mesmo e, como já dizia um antigo ditado da Internet, “haters gonna hate” – algo como quem odeia, vai odiar mesmo. É impossível impedir que esse tipo de coisa aconteça numa carreira de influencer – afinal, nem todo mundo precisa necessariamente gostar de você. Mas até quem não gosta de você vai acabar contribuindo para sua fama!

Ou, como diria outro ditado bem famoso: falem bem, ou falem mal, mas falem de mim!

Quando nos expomos online, vamos ter haters. Aos poucos, vamos aprendendo a entender esse desafio mais como algo recorrente e menor e menos como um acontecimento grave e isolado.

Photo of stylish trendy cheerful curly wavy model gorgeous sweet charming girlfriend thumbing up symbol smiling toothily approving something wear t-shirt isolated yellow bright color background

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#mitou

veja mais

#você viu?

  • #mitou

    Aprenda com quem chegou lá! Quais os conselhos dos influenciadores digitais de sucesso

    Mulher se alongamento na frente do computador
  • #mitou

    Entenda o que é linchamento virtual

    Menina loira tirando foto no espelho
  • #mitou

    Como não ser cancelado na era da cultura do cancelamento?

    Mulher branca gravando vídeo com microfone
  • #mitou

    Como se manter no topo?

    mulher loira com celular e ícones de redes sociais
  • #mitou

    O que fazer para manter a saúde mental sendo influencer digital?

    Mulher sentada na sala de casa com pesos de academia nas mãos
  • #mitou

    Produção de conteúdo digital: como se diferenciar para continuar no topo?

    Mulher gravando um vídeo com o violão