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5 dicas para você criar conteúdo de valor nas redes sociais

14/02/22
Estrela

Conquistar seu público e chamar atenção de marcas, começar a trabalhar com publiposts e ter retorno financeiro, construir uma presença digital profissional que deixe evidente logo na primeira impressão para qualquer um seu sucesso como influencer…

Tudo isso depende de uma coisa só: conteúdo de valor. Aquele conteúdo que é criativo, que contribui para você construir autoridade, que é relevante para seu público.

Aquele conteúdo perfeito que consegue ajudar seu perfil a crescer em todas as direções possíveis, que combina com seu planejamento e metas e que brilha os olhos de empresas que vão pensar “podia ser perfeito, só faltou minha marca ali no cantinho”.

A grande questão é: como fazer um conteúdo desses?

A gente separou cinco dicas para ajudar.

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1. Uma boa vitrine

Pense na primeira impressão de quem vai acessar seu perfil, seja seu público ou uma possível empresa interessada. Como essa primeira impressão está sendo? Ela é positiva ou não?

Construir sua “vitrine” é um primeiro passo bastante importante. Isso vale tanto para a qualidade das artes quanto no que diz respeito ao conteúdo mesmo. Conteúdo relevante chama atenção de cara, deixa uma boa primeira impressão e dá vontade de clicar na miniatura para ler mais.

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2. Conteúdo que constrói autoridade

Além de deixar uma boa primeira impressão, o conteúdo de valor contribui para uma jornada mais lenta e complexa para que você se torne uma autoridade nos assuntos que aborda.

Nesse caso, é importante investir em constância e consistência, os dois ingredientes para conquistar autoridade.

No caso da consistência, trata-se de uma espécie de “liga temática”, ou um padrão dos assuntos que faz sentido e dá propósito para todas as suas postagens.

Se você deseja ser autoridade em algum assunto médico, por exemplo, você precisa postar muito conteúdo a respeito disso, considerando que este conteúdo precisa ser sempre consistente – com qualidade nas informações, principalmente – e evitar postar coisas aleatórias sobre qualquer outro assunto.

Basicamente, seu feed não pode ter um post sobre medicina a cada mês intercalado com fotos sobre seu almoço, seu gato e o jogo de futebol do time para o qual você torce.

A ideia de constância tem menos segredo: se você vai publicar sobre medicina, não adianta que todos os seus posts sejam a respeito disso, mas sendo publicados uma vez por mês. Você precisa estar presente na vida das pessoas, publicando rotineiramente, para que elas se lembrem cada vez mais de você e acabem te associando cada vez mais ao assunto no qual você está se tornando autoridade.

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3. O temperinho da autenticidade

Muito bem. Seu conteúdo causa uma boa primeira impressão, é consistente e constante – mas agora ele precisa tomar cuidado para não ser engessado e artificial.

Difícil, né? Mas fundamental: autenticidade é parte importante da experiência de consumo de conteúdo online, principalmente com influenciadores, e as pessoas que vão consumir seu conteúdo vão estar interessadas tanto em te conhecer quanto em saber sobre o conteúdo em si.

Então aja com naturalidade, construa uma voz própria e um estilo seu de como se comunicar. Se seu perfil for autêntico, as pessoas vão sempre voltar procurando mais – afinal, não vão encontrar aquilo que conseguem com você em nenhum outro lugar.

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4. Consuma referências e crie diferente delas

Quem cria conteúdo precisa ser, antes de mais nada, um assíduo consumidor de conteúdo.

Quanto mais referências você reunir (outros influenciadores que acompanha, músicas, livros, filmes etc.) mais vai ter de base para se inspirar e entender como é o padrão de comunicação dos influencers – e o melhor jeito de revolucionar tudo isso e fazer diferente.

A ideia aqui não é copiar, muito pelo contrário: quanto mais você souber o jeito dos outros de fazer, melhor vai ser em encontrar um espacinho para fazer do seu jeito, um jeito inteiramente novo, único e criativo.

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5. Você não está sozinho - converse!

Os Influencers não estão sozinhos numa ilha.

Você pode e deve conversar com outras pessoas, tanto do seu público, interagindo e respondendo a comentários e menções, quanto com outros influenciadores.

Esse é o caminho para não só criar vínculos mais profundos, mas também criar um público leal e até se abrir para a oportunidade de parcerias com outros.

Interagir com outras pessoas passa também a sensação de que você é mais humano e se importa mais com quem está consumindo seu conteúdo.

Pequenos comentários podem ser mais do que o suficiente para que algum de seus seguidores se sinta parte da conversa e deseje continuar interagindo com você frequentemente.

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E aí, curtiu?

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