#mandapublis

profissão: influencer

As 4 métricas mais importantes para você analisar em suas redes sociais

15/02/22
Estrela

As métricas são as verdadeiras juízas de tudo que é postado na Internet. Por isso, para quem é influenciador, entendê-las e acompanhá-las é uma das etapas mais importantes de todo o trabalho.

No caso do Instagram, estas informações ficam organizadas na categoria Insights dos perfis profissionais. É só acessar a seção “painel profissional” que aparece na parte superior do seu perfil.

A partir de lá, dá para acompanhar tudo sobre seus seguidores e suas atividades recentes, como últimos posts, stories e reels, vídeos do IGTV e lives. E também dá para saber como foi o resultado de cada um desses conteúdos em várias métricas diferentes.

Para ajudar a saber no que prestar mais atenção, separamos as quatro principais métricas para ficar de olho e explicamos para que elas servem.

Seta

1. Para entender sua evolução: dados gerais do seu perfil e posts

Seu perfil ganhou ou perdeu seguidores nos últimos dias? Quantas pessoas acessaram seu perfil? Qual foi o conteúdo que mais teve sucesso entre todos os que você postou recentemente?

Esse tipo de pergunta pode ser respondida com o acesso detalhado que as métricas do Instagram entregam para os resultados do perfil (contando até mesmo a porcentagem de crescimento ou de redução dos seguidores do perfil) quanto de cada postagem (separando métricas como impressões e alcance para cada uma delas).

Seta

2. Atividades recentes e engajamento

Uma das métricas mais importantes para ficar de olho é o engajamento: ela é medida a partir de interações, como quando alguém clica em algum link de uma publicação sua, ou comenta algo em sua postagem.

Essas atividades, inclusive, como quantidade de comentários de cada posts, ficam todas listadas. Fora isso, dá para acompanhar sua própria atividade, descobrindo quantos posts, stories, reels e vídeos do IGTV foram publicados pelo seu perfil durante um período determinado.

Seta

3. Quem é o seu público? Entenda com dados demográficos

Você sabe se seu público é principalmente formado por homens ou mulheres? Se eles são jovens ou velhos? E em que lugar do país essas pessoas todas estão?

O Instagram deixa que você tenha acesso a dados demográficos do seu público, com porcentagens que explicam quantos deles estão em determinado estado, ou em determinada faixa etária.

Por que é importante? Porque ajuda você a conhecer melhor o seu conteúdo e aprender a se comunicar melhor com ele. Se seu público é um pouco mais velho, por exemplo, talvez você não precise falar usando gírias ou exemplos de videogames para que eles entendam.

Seta

4. Para encontrar a hora perfeita: informação dos horários

Um dos insights mais importantes para planejar o seu futuro é o acompanhamento dos melhores horários. A partir desta seção, o Instagram entrega quais são os horários favoritos dos seus seguidores a cada dia da semana. Se o horário favorito do seu público às sextas-feiras são às 14h, por exemplo, talvez seja melhor esperar esse horário do que se apressar e publicar o que queria logo de manhã.

Photo of confident lady holding hands telephone making selfies wear specs yellow costume isolated purple background

E aí, curtiu?

Tá a fim de ler mais conteúdos que nem esse? Confere todos os posts na nossa editoria!
#mandapublis

veja mais

#você viu?

  • #mandapublis

    Conteúdo para Youtube: como aumentar sua relevância na plataforma?

    Influenciador gravando vídeo para o youtube
  • #mandapublis

    As 4 métricas mais importantes para você analisar em suas redes sociais

    Engajamento nas redes sociais
  • #mandapublis

    Na prática, quanto cobrar por um publipost?

    Mulher trabalhando com o celular na mão
  • #mandapublis

    Quer criar conteúdo diferenciado nas redes sociais? Comece aplicando essas dicas

    mulher gravando sua pintura com câmera e tripé
  • #mandapublis

    Quer fazer publicidade no Instagram? Seu perfil precisa disso

    Mãos digitando no notebook
  • #mandapublis

    5 dicas para você criar conteúdo de valor nas redes sociais

    Teste

Este site usa Cookies! Cookies Icon

nós armazenamos dados temporáriamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. dúvidas? leia nossa politica de privacidade