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profissão: influencer

Quer criar conteúdo diferenciado nas redes sociais? Comece aplicando essas dicas

15/02/22
Estrela

Existem centenas de milhares de influencers por aí. Vários outros estão começando todos os dias. Então é importante considerar, se você quer ter sucesso na Internet: o que é que te diferencia? Como você vai se destacar no meio de toda essa gente e construir algo que é só seu, algo único e que seu público não possa encontrar igual em nenhum outro lugar?

Nesse post, vamos conversar sobre as principais estratégias para se diferenciar da concorrência nas redes sociais. Temos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que seu conteúdo se destaque no meio da multidão.

 

Seta

1. Cópia, nunca. Inspiração, sempre!

Quanto mais coisas você conhecer, mais referências você terá para misturar e construir algo novo.

Um influencer bom precisa fazer sempre sua “lição de casa”, caçando novidades o tempo todo e descobrindo conteúdo de todos os tipos, dos mais semelhantes aos mais diferentes do seu.

Pode até parecer contraintuitivo, mas não existe jeito melhor de evitar repetir o que os outros fazem do que juntando referências suficientes para perceber os padrões, os clichês, os comportamentos que são originais ou comuns.

Pense em todo esse acervo como uma linguagem que está aprendendo – cada conteúdo novo é uma palavra nova que você pode desmontar para escrever algo novo que seja unicamente seu.

Quanto mais fluente você for na linguagem da Internet e da criação de conteúdo, melhor será na hora em que for criar algo seu.

Ainda assim, vale ressaltar: inspiração não é a mesma coisa que cópia. Se você quer construir conteúdo diferente e que se destaque, não adianta sair catando uma coisa daqui, outra dali, misturando tudo sem uma estratégia. Também não adianta nada copiar tudo fielmente que é feito por outra pessoa. Simplesmente não dá para ser diferente fazendo tudo igual.

Seta

2. Formatos únicos, públicos únicos

Quer ser diferenciado? Então seja criativo e experimente bastante. Inove nos formatos, teste criar vídeos, fotos, textos, áudio, misture tudo isso de um jeito ou de outro, tente encontrar algo que não está acostumado a fazer e experimentar.

Se até então você estava aprendendo uma língua com as referências que pesquisou, agora é a hora de tentar se expressar. E é a hora de se expressar com estilo, dizendo algo completamente novo e que nunca foi dito por ninguém antes.

Quanto mais você disser, quanto mais você testar, mais as pessoas vão parar para ouvir e dar feedback. Com o tempo, você vai conseguir construir novos padrões – entender o que está funcionando e o que não está, o que seu público acha das suas mudanças, o que eles preferem, etc.

Se tem alguém que vai ser seu parceiro criativo nesse processo, é o público. Enquanto você estiver construindo uma presença digital única e um conteúdo único, vai estar também construindo – e sendo construído) por um público único, só seu.

Se você conseguir alcançar ou construir um nicho muito específico, interessado especificamente naquele tipo de coisa que você produz, deu tudo certo. Nesse caso, você não vai ter concorrência, nada de todos os outros influencers com quem competir por atenção. Quando as pessoas quiserem você e o que você é capaz de fazer, elas não vão encontrar nada parecido em nenhum outro lugar.

Seta

3. Aquilo de especial

Daqui para frente, é só manter sua identidade: reforce sempre seu posicionamento, destacando uma visão que seja só sua, e evite ser comparado ou se aproximar muito daquilo que é feito por outros.

Sua voz vai se tornar algo particular, algo que ninguém mais terá, se você for bem sucedido em se tornar um influenciador criativo. Nesse caso, não só você terá bastante gente interessada em te acompanhar, como talvez tenha também a oportunidade de realizar um impacto verdadeiro no mundo: afinal, você poderá dar voz e presença digital para qualquer pauta ou assunto que desejar.

Pode parecer muita coisa, mas faz todo sentido pensar nessa escalada. Afinal, ninguém vai conseguir ser melhor em ser você do que você mesmo.

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E aí, curtiu?

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