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Quer fazer publicidade no Instagram? Seu perfil precisa disso

15/02/22
Estrela

Quer fazer seu primeiro publipost já? Calma! Talvez seja melhor arrumar seu perfil antes.

Fazer publicidade no Instagram é mais desafiador e arriscado do que parece.

Por um lado, é preciso encontrar o tom certo para criar um anúncio que seja honesto, relevante e que agrade tanto a empresa que te contratou quanto seu público. Por outro, um anúncio está sempre colocando em risco sua relação de confiança com seus seguidores – então não dá para sair anunciando qualquer coisa.

Felizmente, para esses dois desafios existem duas soluções: criatividade, para construir bons publiposts que ainda funcionem como conteúdo relevante; e autoridade, para garantir que o público confie em você e, consequentemente, naquilo que você for divulgar.

O problema é: como construir um perfil criativo e com autoridade, características fundamentais para publiposts de sucesso?

É sobre isso que vamos conversar agora.

 

Seta

1. Criatividade é um processo de experimentação

Não dá para começar a ser criativo justamente num publipost. O risco é grande demais.

A ideia é que seu perfil seja criativo sempre – ou seja, que esteja sempre testando, experimentando, inovando e criando – para que esse hábito ajude a encontrar o direcionamento certo para investir numa criatividade um pouco mais garantida na hora de construir seu publipost.

Tudo isso porque não adianta um publipost também ser chato demais: na verdade, quanto mais legal ele for, mais interessante ele será para seu público e, consequentemente, também para a marca que resolveu investir em você.

Se seu publipost é diferente de todos os outros, ele vai trazer mais resultados, chamar mais atenção e gerar mais engajamento. E é por isso inclusive que perfis criativos são aqueles com mais chances de atrair a atenção de marcas, mesmo que não estejam jogando no “modo seguro” de fazer tudo exatamente como os outros fazem.

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2. Um publipost criativo é o resultado de uma pesquisa

Pense no processo para a criatividade como se pudesse ser encaixado no método científico: primeiro, existe a fase de observação, em que você se inspira acompanhando várias referências para construir um acervo de referências.

Depois, vem a fase de hipóteses, em que você começa a esboçar suas ideias, joga fora as mais óbvias e faz um esforço para tentar encontrar as melhores.

Daí, é hora de experimentar: você cria, inova, tenta fazer diferente e vai acompanhando os resultados para descobrir o que deu certo ou não, qual hipótese estava certa e qual experimento foi um sucesso.

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3. E autoridade, como ter?

Esse é um processo mais lento e complexo do que aquele para a criatividade. No caso da autoridade, ela é uma consequência de um longo processo, construído com paciência, dedicação, constância e coerência.

Quem tem autoridade é entendido como referência sobre um determinado assunto. Se você é autoridade em produtos de beleza, por exemplo, as pessoas vão querer ouvir sua opinião antes de escolher usar este creme ou aquele.

Mas a autoridade também é um pouco restrita, daí a necessidade de coerência: se você é autoridade em produtos de beleza, não vai fazer a menor diferença para ninguém que te segue ver um publipost seu anunciando uma marca de, por exemplo, pneus de carro.

Além de não ter nada a ver com seu público, não tem nada a ver com a relação de confiança que seu público construiu com você. Eles confiam em você para produtos de beleza, algo que sabem que você conhece muito bem. Eles não sabem se você entende de pneus ou não.

A autoridade é construída quando se investe durante um longo período no aprofundamento de um tema, deixando evidente para todos os seus seguidores o quanto você entende sobre aquilo. Apesar de demorar mais para conquistar autoridade, os resultados de tê-la são muito positivos, principalmente para quem vai criar publiposts.

Quem tem autoridade gera muito mais engajamento. Se um publipost depende da confiança do público no influencer, a autoridade é capaz de maximizar essa confiança: se você tem autoridade naquilo que está anunciando, o público estará muito mais propenso a confiar em você e dar uma chance para o que está anunciando.

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E aí, curtiu?

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