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Conteúdo para Youtube: como aumentar sua relevância na plataforma?

15/02/22
Estrela

Quem quer crescer no Youtube sabe como muitas vezes pode ser difícil “lutar contra o algoritmo” para alcançar novos públicos e conquistar relevância: com tanta gente produzindo conteúdo na plataforma, a concorrência é bastante acirrada.

Felizmente, existem algumas técnicas para tentar construir uma relevância orgânica com mais facilidade. São truques relativamente simples e que podem fazer a diferença para dar aquele pontapé inicial na distribuição e popularidade de seus vídeos.

Então vamos tentar responder a pergunta: como aumentar sua relevância com conteúdo no YouTube?

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1. Quantidade E qualidade

No caso do Youtube, não existe um equilíbrio que se possa sugerir entre qualidade e quantidade, com uma acontecendo mais em detrimento da outra. O ideal mesmo é dar o máximo das duas coisas: o melhor conteúdo possível com a maior frequência possível.

Como a concorrência do Youtube é altíssima, com muitos canais profissionais e enormes disputando atenção (e, curiosamente, às vezes até perdendo de outros canais mais simples mantidos por grandes influenciadores), o melhor jeito de aparecer é se manter presente, mas ter algo que realmente vale a pena para quem clicar nos seus conteúdos sentir que não perdeu tempo.

Se seu conteúdo é muito bom, mas pouco frequente, as pessoas dificilmente vão lembrar de você – e com o tempo, seu engajamento vai todo embora em detrimento de canais mais ativos e presentes.

Se sua frequência é muito boa, mas o conteúdo é ruim, as pessoas vão lembrar de você, mas negativamente, passando a propositalmente evitá-lo depois de um tempo. Com muita rejeição, seu canal passará a ser entendido como “mal avaliado” pelos usuários e será prejudicado por isso também.

Com conteúdo de qualidade e frequente, você não só aparece para mais pessoas como consegue evitar uma taxa de rejeição muito alta. Esse é o cenário ideal a ser buscado, por mais difícil que possa parecer.

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2. Incentivos ao engajamento

A métrica mais importante para a maior parte das plataformas, e o Youtube não é exceção, é o engajamento. Quando alguém se interessou tanto por seu conteúdo ao ponto de se dar ao trabalho de interagir diretamente com ele ao clicar, compartilhar ou, melhor ainda, comentar algo, isso é um ótimo sinal.

O engajamento, no entanto, é uma métrica que não pode ser muito controlada: simplesmente acontece quando seu conteúdo é instigador o suficiente para mover as pessoas. Não dá para controlar esse tipo de resposta das pessoas, nem obrigar ninguém a escrever um comentário ou não.

No entanto, ainda existem algumas maneiras de tentar aumentar seu engajamento. Talvez a principal delas seja também a mais simples, realizada pela maioria dos youtubers: simplesmente pedir para o público interagir ao final do vídeo, com uma frase como “comente aqui embaixo e inscreva-se no canal”.

Pode parecer bobo, mas um pedido desses pode fazer toda a diferença para convencer uma pessoa a se engajar ou não.

Mas não é só isso: outras maneiras mais agressivas de tentar aumentar o engajamento são parcerias (normalmente, essas situações acabam com seguidores de um dos canais envolvidos engajando no canal do outro) e também desafios mesmo: um concurso “a melhor pergunta feita aqui embaixo vai ganhar um brinde” pode gerar um engajamento altíssimo para seu canal.

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3. Experimente vários formatos e estilos

A adaptação de um criador de conteúdo ao Youtube é um processo de tentativa e erro. Você precisa saber que não vai dar tudo certo sempre, nem pode ficar obcecado em insistir em um modelo específico.

Existem infinitas possibilidades para o conteúdo no Youtube e é interessante testar todas elas. Vídeos mais curtos, vídeos mais longos, vídeos em que você apareceu, vídeos apenas com narração e imagens, tudo. Se existe algo que você acha que dá para testar, vale a pena tentar!

Mude de assuntos, mude o tom de voz, mude o tipo de humor, mude a edição. Faça sempre de tudo um pouco até encontrar aquele formato perfeito, aquele que satisfaz tanto você, criador, quanto seu público, e a partir daí comece a desenvolver e aprimorar sua “fórmula pessoal”.

E mesmo quando estiver confortável com um formato, não esqueça nunca de arriscar e continuar testando. Estilos diferentes aparecem todos os dias e o melhor a fazer é não estagnar nunca, mantendo-se sempre aberto a testar as próximas novidades.

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4. Encontre tendências e participe delas

O Youtube conta com uma comunidade viva e que vive mudando. Volta e meia, uma nova tendência aparece – pode ser um estilo de vídeo, ou até mesmo um determinado assunto.

Quando esse tipo de situação aparecer, não hesite em participar da conversa – de preferência, o mais rápido possível. Se por exemplo seu canal é sobre filmes, fique sempre atento a quais filmes estão fazendo muito sucesso na plataforma – e tente lançar um vídeo sobre eles o mais rápido possível para surfar na onda também.

Mas o conteúdo não pode só aparecer na hora certa: precisa ser o conteúdo certo também. Construa uma mensagem que seja diferente e que contribua para a discussão, evite ser redundante e repetir o que outros já fizeram. Participar de tendências não é o mesmo que simplesmente copiar os outros.

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E aí, curtiu?

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