1. É só sobre o dinheiro?
Vamos brincar com um exemplo. Imagine que duas empresas querem fazer um publipost com você. A primeira quer pagar um certo valor, digamos que R $10, só a título de exemplo. A segunda quer pagar o dobro, R $20.
Qual das duas escolher?
Pode parecer óbvio que aquela que vai pagar mais é a melhor escolha, certo? Mas talvez não seja. A escolha certa depende de muito mais do que só dinheiro.
Digamos que a primeira empresa é muito grande e tem um produto que tem tudo a ver com seu público. É uma empresa em que você confia e que sabe que vai entregar algo de qualidade mesmo.
A segunda empresa pode ser pequena, desconhecida e com um produto que você não conhece, não confia e que não tem nada a ver com seu público. Anunciar esse produto pode colocar em risco a confiança que seu público tem em você.
Anunciar com a primeira empresa pode significar menos dinheiro, mas nesse exemplo significaria um publipost que permite a criação de uma relação sustentável (em que os publiposts não estão prejudicando sua autoridade, nem a relação de confiança com seu público) e que pode trazer mais benefícios a médio e longo prazo, já que te vincularia a uma marca grande e mostraria ainda mais seu perfil como o de um bom profissional.
Anunciar com a segunda empresa pode significar mais dinheiro, mas significaria também investir em um publipost que tem tudo para trazer pouco retorno, não dar abertura para nenhuma outra oportunidade futura e prejudicar sua relação com seu público.
E aí, será que ganhar mais nesse caso ainda seria o melhor a se fazer?
Tudo isso para deixar evidente que não é só a empresa que precisa te escolher, mas você que precisa também escolher a empresa. Não faça qualquer publipost que te convidarem a fazer, se ele puder prejudicar sua carreira de alguma forma.
O dinheiro na mão hoje não vale a pena se puder prejudicar sua carreira amanhã.